Com 1 dia de atraso...mais idéias para o Natal
Olá
Que legal!! Primeiro selinho! Obrigada Sil
Recebi esse mimo da amiga Sil do blog: http://www.silylandia.blogspot.com/ e fiquei muito feliz!!
Bom, tenho muitos sonhos. A regra é cinco então vamos a eles:
Eu desejo:
1 – PAZ ao mundo. NÃO as guerras, violência...
2 – EDUCAÇÃO de qualidade a todas as crianças. Não ao trabalho infantil...
3 – EMPREGO digno a todos. NÃO a esmola...
4 – SAÚDE. NÃO as filas em hospitais...
5 – AMOR AO PRÓXIMO, que é o que está faltando em nosso mundo.
Quero dizer que estou adorando ser blogueira...rs, obrigada a todas que deixaram recadinhos, pode deixar que vou visitá-las sempre.
Vamos aos 5 blogs escolhidos...tarefinha difícil.
Bjinhos a todas.
Rê - http://ideiasearte.blogspot.com/
Elis - http://www.ferramentapedagogica.blogspot.com/
Aline - http://educaresonhar.blogspot.com/
Lucimar - http://tialucimar.blogspot.com/
Val - http://valquirialmeida.blogspot.com/
Meu primeiro selinho
Sil muito obrigada, fiquei super feliz!!
Recebi este selinho da querida Sil do blog http://www.silylandia.blogspot.com/ para participar de uma brincadeira onde SONHAR é possível e contar os sonhos é uma regra. Irei relacionar alguns dos meus sonhos, são eles:
Recebi este selinho da querida Sil do blog http://www.silylandia.blogspot.com/ para participar de uma brincadeira onde SONHAR é possível e contar os sonhos é uma regra. Irei relacionar alguns dos meus sonhos, são eles:
*Saúde para todos;
** Mais Amor ao próximo;
*** Educação de qualidade para todas as crianças;
**** Trabalho digno;
***** Sorte para minha filha que vai prestar vestibular.
A regra pede para compartilhar com mais cinco blogs amigos, que tarefa difícil. Meu cantinho tem apenas 15 dias, mas já vi tantos blogs lindos, pessoas super bacanas que é difícil escolher. Mas vamos lá.
http://tiabibi.blogspot.com/
Enfeites de Natal
Você vai precisar de:
- Pote transparente de maionese, azeitona ou champignon;
- Algum bonequinho pequeno de Papai Noel, Árvore de Natal ou Boneco de Neve;
- Cola Super Bonder;
- Purpurina;
- Água.
Como fazer:
Cole o bonequinho com Super bonder por dentro da tampa do pote, encha de água, jogue bastante purpurina e feche o pote. Coloque-o de cabeça para baixo e pronto. É só sacudir. Amarre uma fita bem bonita em volta do pote. Vai ficar um presente e tanto!
Para refletirmos: A importância do "NÃO"
Criando Monstros
(Karina dos Santos Cabral)
O que pode criar um monstro? O que leva um rapaz de 22 anos a estragar a própria vida e a vida de outras duas jovens por… NADA? Será que é índole? Talvez, a mídia? A influência da televisão? A situação social da violência? Traumas? Raiva contida? Deficiência social ou mental? Permissividade da sociedade?
O que faz alguém achar que pode comprar armas de fogo, entrar na casa de uma família, fazer reféns, assustar e desalojar vizinhos, ocupar a polícia por mais de 100 horas e atirar em duas pessoas inocentes?
O rapaz deu a resposta: "ela NÃO quis falar comigo". A garota disse NÃO, NÃO quero mais falar com você. E o garoto, dizendo que ama, não aceitou um NÃO. Seu desejo era mais importante. Não quero ser mais um desses psicólogos de araque que infestam os programas vespertinos de televisão, que explicam tudo de maneira muito simplista e falam descontextualizadamente sobre a vida dos outros sem serem chamados.
Mas ontem, enquanto não conseguia dormir pensando nesse absurdo todo, pensei que o NÃO da menina Eloá foi o único. Faltaram muitos outros NÃOS nessa história toda.
Faltou um pai e uma mãe dizerem que a filha de 12 anos NÃO podia namorar um rapaz de 19. Faltou uma outra mãe dizer que NÃO iria sucumbir ao medo e ir lá tirar o filho do tal apartamento a puxões de orelha. Faltou outros pais dizerem que NÃO iriam atender ao pedido de um policial maluco de deixar a filha voltar para o cativeiro de onde, com sorte, já tinha escapado com vida. Faltou a polícia dizer NÃO ao próprio planejamento errôneo de mandar a garota de volta pra lá. Faltou o governo dizer NÃO ao sensacionalismo da imprensa em torno do caso, que permitiu que o tal seqüestrador conversasse e chorasse compulsivamente em todos os programas de TV que o procuraram.
Simples assim. N Ã O.
Pelo jeito, a única que disse NÃO nessa história foi punida com uma bala na cabeça.
O mundo está carente de não's. Vejo que cada vez mais os pais e professores morrem de medo de dizer NÃO às crianças. Mulheres ainda têm medo de dizer NÃO aos maridos (e alguns maridos, temem dizer NÃO às esposas ). Pessoas têm medo de dizer NÃO aos amigos. Noras que não conseguem dizer NÃO às sogras, chefes que não dizem NÃO aos subordinados, gente que não consegue dizer NÃO aos próprios desejos. E assim são criados alguns monstros.
Talvez alguns não cheguem a seqüestrar pessoas. Mas têm pequenos surtos quando escutam um NÃO, seja do guarda de trânsito, do chefe, do professor, da namorada, do gerente do banco. Essas pessoas acabam crendo que abusar é normal. E é legal. Os pais dizem, "não posso traumatizar meu filho". E não é raro eu ver alguns tomando tapas de bebês com 1 ou 2 anos. Outros gastam o que não têm em brinquedos todos os dias e festas de aniversário faraônicas para suas crias. Sem falar nos adolescentes.
Hoje em dia, é difícil ouvir alguém dizer NÃO:
Você NÃO pode bater no seu amiguinho.
NÃO, você não vai assistir a uma novela feita para adultos.
NÃO, você não vai fumar maconha enquanto for contra a lei.
NÃO, você não vai passar a madrugada na rua.
NÃO, você não vai dirigir sem carteira de habilitação.
NÃO, você não vai beber uma cervejinha enquanto não fizer 18 anos.
NÃO, essas pessoas não são companhias pra você.
NÃO, hoje você não vai ganhar brinquedo ou comer salgadinho e chocolate.
NÃO, aqui não é lugar para você ficar.
NÃO, você não vai faltar na escola sem estar doente.
NÃO, essa conversa não é pra você se meter.
NÃO, com isto você não vai brincar.
NÃO, hoje você está de castigo e não vai brincar no parque.
Crianças e adolescentes que crescem sem ouvir bons, justos e firmes NÃOS crescem sem saber que o mundo NÃO é só deles. E aí, no primeiro NÃO que a vida dá (e a vida dá muitos) surtam. Usam drogas. Compram armas. Transam sem camisinha. Batem em professores. Furam o pneu do carro do chefe. Batem e queimam mendigos e prostitutas na rua. E daí por diante.
Não estou defendendo a volta da educação rígida e sem diálogo, pelo contrário. Acredito piamente que crianças e adolescentes tratados com um amor real, sem culpa, tranqüilo e livre, conseguem perfeitamente entender uma sanção do pai ou da mãe, um tapa, um castigo, um NÃO. Intuem que o amor dos adultos pelas crianças não é só prazer - é também responsabilidade. E quem ouve uns não's de vez em quando também aprende a dizê-los quando é preciso. Acaba aprendendo que é importante dizer não a algumas pessoas que tentam abusar de nós de diversas maneiras, com respeito e firmeza, mesmo que sejam pessoas que nos amem.
O não protege, ensina e prepara. Por mais que seja difícil, eu tento dizer não aos seres humanos que cruzam o meu caminho quando acredito que é hora - e tento respeitar também os não's que recebo. Nem sempre consigo, mas tento. Acredito que é aí que está a verdadeira prova de amor. E é também aí que está a solução para a violência cada vez mais desmedida e absurda dos nossos dias.
Achei esse texto no blog:
http://professorasim.blogspot.com/
http://professorasim.blogspot.com/
Adote uma cartinha
Essa boa idéia, de divulgar este lindo projeto dos Correios começou pela Silvia do blog: http://silylandia.blogspot.com
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das milhões de cartinhas de crianças carentes e ser o Papai ou Mamãe Noel delas? Tem criança pedindo cesta básica, material escolar, remédio, colchão, cadeira de rodas, uma blusa de frio para a avó, emprego para a mãe... e brinquedos, claro...Os Correios fazem uma pré-seleção das cartinhas com pedidos óbviamente possíveis e as coloca a disposição para "adoção". Você pode escolher a cartinha com o presente que esteja dentro de suas possibilidades financeiras. Segundo os Correios a maioria dos pedidos não custa nem R$ 20,00. É só pegar a carta, comprar o presente e entregar numa agência dos Correios até dia 20 de Dezembro. O próprio correio se encarrega de fazer a entrega " grátis".
Pegue o telefone e ligue 0800-570-0100 (Disque-Correios)
*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨**¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*
Na vida, a gente passa por 3 fases:
*a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
**a segunda, quando deixamos de acreditar
***a terceira, quando nos tornamos Papai Noel!!!
*¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨**¨*¨*¨*¨*¨*¨*¨*
Dia da Consciência Negra
Meninos de todas as cores...
Era uma vez um menino branco chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:
É bom ser branco
porque é branco o açúcar, tão doce,
porque é branco o leite, tão saboroso,
porque é branca a neve, tão linda.
Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos eram amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia:
É bom ser amarelo
porque é amarelo o Sol
e amarelo o girassol
mais a areia da praia.
O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, como os outros meninos pretos, dizia:
É bom ser preto
como a noite
preto como as azeitonas
preto como as estradas que nos levam para
toda a parte.
O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos.
Escolheu para brincar aos índios um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:
É bom ser vermelho
da cor das fogueiras
da cor das cerejas
e da cor do sangue bem encarnado.
O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Babá, que dizia:
É bom ser castanho
como a terra do chão
os troncos das árvores
é tão bom ser castanho como um chocolate.
Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:
É bom ser branco como o açúcar
amarelo como o Sol
preto como as estradas
vermelho como as fogueiras
castanho da cor do chocolate.
Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.
Meninos de todas as cores, Luísa Ducla Soares
Aventura das Letras
Porto, Porto Editora, 2003
Ser educador nos dias de hoje
Os nossos meninos não são os de antes…
Trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados
brinquedos de luz e som, que só com um simples toque numa
tecla fazem aparecer o mundo fantástico da eletronica.
As educadoras não as de antes…
Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas,
e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o
simples ato de misturar água e gesso…
Mas há coisas que não mudam, que o tempo e os anos
respeitam… O olhar de uma criança de mão dada com a
sua educadora e o contato silencioso, caloroso,
são sinais entranhados de um código único,
de um sentimento profundo de amizade.
Uma criança e a sua educadora…são capazes de tudo.
Podem passar horas juntos escutando cantigas, ou a brincar
com a imaginação. Podem fazer as maiores invenções e tentar
salvar o mundo plantando uma árvore.
Não são as crianças de antes…
As educadoras e os educadores não são os de antes…
O mundo não é o de antes..
Mas há coisas que não mudam, a capacidade de
deslumbramento, a força da natureza, o olhar de uma
criança e o carinho de uma educadora
que se entrega, dia-a-dia,
que sonham e trabalham juntos por um mundo
melhor, com um código único, eterno, poderoso,
indestrutível: o de uma profunda amizade.
A Natureza vencendo
Atividades dos meus alunos do Maternal
A Casa
Teatro da Dengue
Em maio quando trabalhamos sobre a Dengue apresentamos um teatro as crianças, onde tinha a bruxa (interpretada por mim) e o sapo (Flávia). As crianças gostaram muito. Quem inventou a história foi a professora Renata, vou consultá-la e se ela permitir postarei aqui.
Trabalho sempre sobre a dengue, peço que olhem os quintais, os vasos e conscientizem os vizinhos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)