Água! O maior bem da Terra. Preserve!



A água está presente em muitos momentos da nossa vida:

em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes etc;

em nossa alimentação, quando comemos, cozinhamos os alimentos, lavamos frutas e verduras ou preparamos sucos;

em tarefas domésticas, como lavar louças e roupas, limpar pisos etc;

em nosso lazer, quando nos refrescamos na praia ou brincamos com bolinhas de sabão;

na hidratação do nosso corpo, quando bebemos água e outros líquidos.



Importância da água para o nosso corpo:

  • O nosso corpo é, em grande parte, constituído de água.
  • Todas as partes do nosso corpo têm água, até mesmo os nossos ossos.
  • Nosso corpo perde muita água quando elimina urina, fezes, suor e lágrimas. Por isso temos de beber água e outros líqüidos para repor essa perda.
  • A água ajuda no bom funcionamento de todo o organismo. Por exemplo: no trabalho dos rins e dos intestinos, na circulação sangüínea e na hidratação da pele.
  • Todos os seres vivos necessitam de água, por isso é muito importante preservá-la.






Você sabia?

ATENÇÃO:

Mudar seus hábitos de consumo e cuidar do meio ambiente, fazem toda a diferença para conseguirmos transformar essa situação!


A população mundial consome 30% a mais de recursos naturais do que o planeta consegue repor. Se continuarmos assim, em 2050 vamos precisar de mais 2 Planetas Terra para saciar esse consumo voraz.


Se você e seu amigo deixarem de usar seus carros por 1 dia na semana, deixarão de emitir 880 kg de CO2 no ar por ano, o principal poluente causador do aquecimento global.


A reciclagem de uma simples latinha de refrigerante ajuda a economizar energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts por mais de 3 horas.


A reciclagem de uma simples latinha de refrigerante ajuda a economizar energia suficiente para acender uma lâmpada de 100 watts por mais de 3 horas.


Se o lixo descartado diariamente no Brasil fosse colocado em caminhões, em 3 dias seria possível enfileirar os veículos por 500 Km, de São Paulo até o Rio de Janeiro.


Quando você chegar aos 72 anos terá produzido lixo suficiente para encher um apartamento de 50m2 até o teto.


No Brasil, R$ 12 bilhões em alimentos são jogados no lixo por ano. É o dinheiro que basta para alimentar 8 milhões de famílias.


O uso da “vassoura hidráulica” gasta em 15 minutos, 36 litros de água limpa. Quem lava a calçada uma vez por semana joga fora 1.728 litros por ano e, em 20 anos, 34.560 litros. Essa água mataria a sede de uma pessoa por 47 anos.


Se você e mais cinco amigos escovarem os dentes com a torneira fechada economizarão 122 litros de água pura por dia. É o suficiente para a higiene e hidratação diária de uma criança.


Uma torneira pingando uma gota de água por segundo desperdiça 16.500 litros por ano. Se 10.000 famílias evitarem esse gasto em casa, a água economizada abasteceria por um dia a população de São Luis do Maranhão.




Dicas

CUIDANDO DAS PLANTAS

Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não afoga as plantas e fica mais perto delas.



LAVANDO AS ROUPAS
Na hora de lavar a roupa, o segredo para economizar água é deixar acumular peças e lavar tudo de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheia. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água.


LAVANDO CARROS E CALÇADAS

É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!



VERIFICANDO OS VAZAMENTOS

Vazamento é um problema! Uma torneira pingando, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia.



LAVANDO LOUÇAS

Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar.



ESCOVANDO OS DENTES

Esta dica todos conhecem, mas poucos praticam: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.



TOMANDO BANHO

Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: oito minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa também é uma boa maneira de economizar.



Se você quer ajudar no combate ao desperdício da água, faça uma campanha, espalhando estas dicas:

  • Verifique se há torneiras, chuveiros e mangueiras vazando em sua casa;

  • Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes;

  • Sempre que possível, reutilize a água em sua casa;

  • Não deixe o chuveiro aberto se não estiver tomando banho;

  • Ao ensaboar as louças, mantenha a torneira fechada;

  • Verifique se o relógio que mede o consumo de água de sua casa está em perfeito estado.


Precisamos evitar a poluição das águas nos mares, rios e mananciais.

A poluição é causada principalmente por :

  • lançamento de esgotos sem tratamento;
  • lixo;
  • produtos agrotóxicos;
  • vazamento de petróleo e outros produtos químicos;
  • utilização de mercúrio em garimpos.
O ciclo da água:








Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.



1 comentário:

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieee!!!
que ótimo post!!!
Viva a água!!!
importantíssima para o nosso dia-a-dia!!! Sem ela o mundo pára!!!

bjooo