Brincadeiras



Brincando, os corpos expressam a ordem interna da vivência lúdica, cujo ritmo e harmonia são construídos pelos jogadores em clima envolvente, que desafia a todos como parceiros: uns assumem-se aos outros e a realidade onde acontece a ação brincante...Viver o lazer como esforço por concretizar o lúdico é, sobretudo , renovar relações interpessoais, experiências corporais, ambientes, temporalidades e energias; é reencontrar consigo mesmo, com o que gosta e deseja; compreender como nossos sonhos se constituem no contexto em que vivemos; transbordar a crítica e a criatividade; é saborear o momento presente como possibilidade de vivências de utopias, ou seja, com alegria, buscar interferir nos horizontes que enunciam o presente.


A RECREAÇÃO TEM COMO OBJETIVOS


Integrar o indivíduo ao meio social;



Desenvolver o conhecimento mútuo e a participação grupal;



Facilitar o agrupamento por idade ou afinidade.

Desenvolver ocupação para o tempo ocioso:


Adquirir hábitos de relações interpessoais;



Desinibir e desbloquear;



Desenvolver a comunicação verbal e não-verbal;



Descobrir habilidades lúdicas;



Desenvolver adaptação emocional;



Descobrir sistemas de valores;



Dar evasão ao excesso de energia e aumentar a capacidade mental do indivíduo.




Músicas com brincadeiras:



- Pipoca

Uma pipoca estourando na panela,

Outras pipocas começam a responder

Aí então começa o falatório,

E ninguém mais consegue se entender!!!

É um tal de Ploc, Ploploc ,Plocploc, Ploploc, Plocploc.

Em círculo rodando de mãos dadas, quando começa falar ploc, dar pulinhos para trás, até soltar as mãos. As crianças que soltarem as mãos, vão formar um círculo dentro do outro e vão rodar como os demais tentando quebrar os que estão fora.





- Aborrecimento

Para combater

O aborrecimento,

Vamos fazer um simples movimento!

Um braço, o outro, uma perna, a outra e assim as partes do corpo.





- Careca, cabeludo

Careca, cabeludo (mãos na cabeça / braços abertos)

Careca, cabeludo, barbudo(barba) e bigodudo(bigode).

O professor vai falando e a criança tem que fazer o gesto de acordo.






- Minha tia de Marrocos

Minha tia de Marrocos ela vem, uh,ah!!

Minha tia de Marrocos ela vem uh, ah!!

Minha tia de Marrocos

Minha tia de Marrocos

Minha tia de Marrocos, ela vem uh, ah!!

Iupiaia, iupi iuipia, iupiaia, iupi iupia, uh ah!!

A roupa dela toda eu vou lavar, ucla la!!

A roupa dela toda eu vou lavar, ucla la!!

A roupa dela, toda roupa dela, toda eu vou lavar, ucla la!!

Iupiaia, iupi iupi aia, iupiiupia uh, ah, ucla la!!

A roupa dela toda eu vou torcer tchic tchac!!

A roupa dela toda eu vou torcer, tchic tchac!!

A roupa dela toda roupa dela toda roupa dela toda eu vou torcer, tchic, tchac!!!

Iupiaia, iupiiupiaia, idem uh, ah, ucla la tchic tchac!!!

A roupa dela eu vou pendurar, clic, clac, etc......





- Fli, flai, flou!!!

Fli,

Fli, flai

Fli, flai, flou

Vista

Cumbalara cumbalara cumbalara vista

Nono nonotevista

Mini mini desca mini uh au au

Mini desca mini zala mini uh au au

Bio

Bio bioconoquemboco, bioquem no quem xiiiiiiii!





- Fala bum, tchica bum

Fala bum, tchica bum,

Fala bum, tchica bum

Fala bum, tchicauaca tchica uaca tchica bum

Ah ah

Mais uma vez

- batendo palmas

- bem alto

- bem baixo

- pulando

- chorando

- dando risada

- carioca

- assobiando.






7- PINTINHO NO TELHADO

O Pintinho em cima do telhado,
Escorregou e caiu no chão.
Quebrou a asa, quebrou o bico,
Foi pro hospital tomar injeção.
Cuidado muito cuidado, seu Pintinho com o gavião (duas vezes).
(Uma criança é escolhida para ser o gavião e os demais serão os pintinhos. No momento da música que diz... "cuidado muito cuidado..." o gavião deve pegar os pintinhos que para não serem pegos deverão fazer algum comando. Ex. deitar no chão e dar um rolamento lateral, agachar com a mão na cabeça, etc. O Pintinho que for pego pelo gavião tornar-se-á gavião também.).






8 - FESTA NA FLORESTA


Hoje finalmente vai haver a festa na floresta - REFRÃO - ( duas vezes )
Bom dia senhor! Sou caçador!
Continência! Continência! Continência!
REFRÃO
Olha quem chegou! O seu Leão!
Leão Bravão! Leão Bravão! Leão Bravão!
REFRÃO
Ai que susto! Foi um tiro!
Espingarda! Espingarda!
Espingarda! Espingarda! Espingarda!
(Inicia-se aí o JO-QUEI-PO GIGANTE composto por três elementos. São eles: caçador, leão e espingarda, cada um com seu movimento. As equipes devem escolher um desses elementos e quando o monitor disser JO-QUEI-PO deverá fazer o que escolheu. O caçador ganha da espingarda, que ganha do leão que ganha do caçador).






9 - EU SOU O CAÇADOR

Eu sou o caçador
E a onça vou caçar
Eu vou comer
Eu vou devorar
Epa!
A porta!
CANTA A MÚSICA NOVAMENTE
A árvore!
CANTA A MÚSICA NOVAMENTE
O lago!
(Acrescentar lugares até chamar):
A onça! (neste momento o monitor lembra que esqueceram a espingarda e têm que fugir e voltar para casa passando por todos os lugares que atravessaram. Quando chegam os caçadores dormem e na jaula há uma onça presa. Toda vez que o monitor gritar "Eu vou soltar a onça" os caçadores deverão fugir. Aquele que for pego pela onça se transformar-se-á em outra e ajudará a caçar os caçadores. Cada onça só poderá pegar um caçador).






10 - CRUZANDO O PÉ NA FRENTE

Cruzando o pé na frente ( três vezes, na última vez cantar: )
e não cruzando mais.
Pulando para direita ( três vezes, na última vez cantar: )
E não pulando mais
Para cima e para baixo ( três vezes, na última cantar: )
E não descendo mais
Para frente e para traz ( três vezes, e na última cantar: )
Parando no lugar.






Jogos

Em círculo:

Atirei o pau no gato

As crianças em círculo, prof. ao centro que será o gato. As crianças, os ratos. Cantando a música atirei o pau no gato até chegar na palavra miau! Quando falar a palavra miau, o gato sai correndo atrás dos ratos, que para não serem pegos, correm em direção aos piques.





Acorda urso

O Prof. deita no chão como se estivesse dormindo ( Urso ). As crianças serão os caçadores. Estes saem dizendo:

- “ Nós vamos acordar o Urso”.

Quando chegam perto do Urso, gritam e assustam o urso:

- “ Acorda urso”.

O Urso sai correndo atrás dos caçadores que para não serem pegos correm até o piques.





Caçador de tartarugas

Disposição: Á vontade pelo espaço.

Uma criança será o caçador, que correrá atrás dos demais que para não serem pegos deitam no chão e levantam braços e pernas.





Que horas são ?

Variante do atirei o pau no gato.

Combinam uma hora ( ex: 5 horas) e quando chegar na hora marcada, o gato sai correndo atrás dos ratos, que correm até um pique marcado.



Sem comentários: