Ignorar esse entendimento tem levado muitos a tratarem o patrimônio ambiental como algo dissociado da existência humana.
Os danos são graves.
Pensando nisso, torna-se necessário uma reflexão profunda a respeito desse bem precioso que Deus legou a humanidade.
É necessário reconhecer que o mistério da vida se deve à água e esta é riqueza de todos.
- Adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
- Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;
- Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
Objetivos específicos:
- Reconhecer a ocorrência de ciclos da natureza;
- Desenvolver no aluno a consciência de que a quantidade de água doce disponível ao consumo humano é limitada e deve ser poupada e preservada.
- Os ciclos da água seus múltiplos usos e sua importância para a vida, para a história dos povos;
- O manejo e a conservação da água: Noções sobre captação, tratamento e distribuição para o consumo; os hábitos de utilização da água em casa e na escola adequados às condições locais;
- As teias e cadeias alimentares, sua importância e o risco de transmissão de substâncias tóxicas que possam estar presentes na água;
- As formas perceptíveis e imperceptíveis de poluição da água;
- As práticas que evitam desperdícios no uso cotidiano de recursos como água.
- A valorização e o cultivo de atitudes de proteção e conservação de ambientes e da diversidade biológica;
- A divisão da água no mundo.
-Reutilização da água
- A seca no Nordeste
- Brasil: uma potência hidrelétrica
- Temos pouca água para beber
- SOS, água potável
- A morte corre mansa pelas águas no Brasil
- A cura pela água
-Água fonte de vida
- Desperdício Gigante
- Dinâmica: água para a vida;
- Audição de músicas relacionadas à água e ao meio ambiente :
Planeta Água (Guilherme Arantes), Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó);
- Leitura e interpretação de textos relacionados ao tema;
- Coletânea de recortes de revistas e jornais sobre a água;
- Construção de filtros, maquetes e mapas;
- Leitura: construção e interpretação de gráficos;
- Confecção de placas que motivem a economia de água na escola;
- Elaboração dos 10 mandamentos ambientais na escola;
- Montagens de painéis artísticos relacionados ao tema;
- Números artísticos: danças, dramatizações, corais,jograis,etc;
- Confecção de panfletos para economia de água;
- Passeata pelo bairro alertando a população sobre a necessidade de economizar água.
Avaliação
Sugerimos que o aluno seja permanentemente acompanhado pelo professor no processo ensino/aprendizagem, pois entendemos a avaliação como processo contínuo.
Propomos que o professor diversifique as formas e instrumentos de avaliação. É fundamental que a avaliação reflita ao máximo as diversidades listadas no projeto.
Sugestões
- experimentação;
- pesquisa (de campo, bibliográfica, de improvisação na sala de aula);
- construção (improvisando a partir de sucatas);
- oralidade;
- entrevistas;
- participação em Clubes de Ciências e Geografia;
- coleta e classificação de dados;
- artes plásticas (pintura, música, modelagem);
- Outros.
“Avaliar... nada mais é que pensar sobre a qualidade do
percurso e sobre o valor da chegada!”
Bibliografia
- Revista Mundo Jovem – Março/2004- PCN – Ensino Fundamental
- Coleção Vitória Régia – Ciências
- Ciências e o Meio Ambiente- Carlos Barros e Wilson
- O Meio Ambiente – Daniel Cruz
FONTE: www.jurainverso.kit.net
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