Água


Água

A vida do homem está intimamente relacionada com a do planeta.
Ignorar esse entendimento tem levado muitos a tratarem o patrimônio ambiental como algo dissociado da existência humana.
Os danos são graves.
Recente relatório do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente revela que metade dos rios já está poluída, 15% dos solos estão degradados e 80 países sofrem com a escassez da água.
Hoje a água se apresenta como um grande desafio: ela pode ser vida ou morte para milhões de seres humanos. Acredita-se até que grandes guerras podem acontecer por causa da água.
Pensando nisso, torna-se necessário uma reflexão profunda a respeito desse bem precioso que Deus legou a humanidade.
É necessário reconhecer que o mistério da vida se deve à água e esta é riqueza de todos.

Objetivos Gerais:

- Adotar posturas na escola, em casa e na comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;

- Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;

- Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.


Objetivos específicos:


- Perceber que o mistério da água identifica-se com o mistério do mundo e da vida;

- Reconhecer a ocorrência de ciclos da natureza;

- Desenvolver no aluno a consciência de que a quantidade de água doce disponível ao consumo humano é limitada e deve ser poupada e preservada.


Conteúdos a serem trabalhados:

- Os ciclos da água seus múltiplos usos e sua importância para a vida, para a história dos povos;

- O manejo e a conservação da água: Noções sobre captação, tratamento e distribuição para o consumo; os hábitos de utilização da água em casa e na escola adequados às condições locais;

- As teias e cadeias alimentares, sua importância e o risco de transmissão de substâncias tóxicas que possam estar presentes na água;

- As formas perceptíveis e imperceptíveis de poluição da água;

- As práticas que evitam desperdícios no uso cotidiano de recursos como água.

- A valorização e o cultivo de atitudes de proteção e conservação de ambientes e da diversidade biológica;

- A divisão da água no mundo.

-Reutilização da água

- A seca no Nordeste

- Brasil: uma potência hidrelétrica

- Temos pouca água para beber

- SOS, água potável

- A morte corre mansa pelas águas no Brasil

- A cura pela água

-Água fonte de vida

- Desperdício Gigante

- A água e o meio ambiente


Desenvolvimento:

- Dinâmica: água para a vida;

- Audição de músicas relacionadas à água e ao meio ambiente :

Planeta Água (Guilherme Arantes), Planeta Azul (Chitãozinho e Xororó);

- Leitura e interpretação de textos relacionados ao tema;

- Coletânea de recortes de revistas e jornais sobre a água;

- Construção de filtros, maquetes e mapas;

- Leitura: construção e interpretação de gráficos;

- Confecção de placas que motivem a economia de água na escola;

- Elaboração dos 10 mandamentos ambientais na escola;

- Montagens de painéis artísticos relacionados ao tema;

- Números artísticos: danças, dramatizações, corais,jograis,etc;

- Confecção de panfletos para economia de água;

- Passeata pelo bairro alertando a população sobre a necessidade de economizar água.


Avaliação

Sugerimos que o aluno seja permanentemente acompanhado pelo professor no processo ensino/aprendizagem, pois entendemos a avaliação como processo contínuo.
Propomos que o professor diversifique as formas e instrumentos de avaliação. É fundamental que a avaliação reflita ao máximo as diversidades listadas no projeto.

Sugestões


- experimentação;
- pesquisa (de campo, bibliográfica, de improvisação na sala de aula);
- construção (improvisando a partir de sucatas);
- oralidade;
- entrevistas;
- participação em Clubes de Ciências e Geografia;
- coleta e classificação de dados;
- artes plásticas (pintura, música, modelagem);
- Outros.

“Avaliar... nada mais é que pensar sobre a qualidade do

percurso e sobre o valor da chegada!”


Bibliografia

- Revista Mundo Jovem – Março/2004
- PCN – Ensino Fundamental
- Coleção Vitória Régia – Ciências
- Ciências e o Meio Ambiente- Carlos Barros e Wilson
- O Meio Ambiente – Daniel Cruz


FONTE: www.jurainverso.kit.net


Sem comentários: