O trabalho de lógica com as crianças, tem como meta levar situações problemas para que organizem seus pensamentos na busca de soluções e estratégias.
O trabalho com as formas geométricas pode explicitar de maneira coletiva, grupal e individual esses problemas lógicos, trazendo possibilidades de novas representações e compreensão para o trabalho e objetivos propostos.
Objetivos:
* identificar as formas geométricas;
* desenvolver a coordenação motora;
* desenvolver as habilidades necessárias á exploração dos conceitos matemáticos através da:
° coordenação visual, auditiva e motora;
° orientação espacial;
° raciocínio lógico;
° noção de inclusão;
° noção de seriação (forma, cor, tamanho e espessura);
° classificação;
° enriquecimento do vocabulário;
° cores.
Recursos utilizados:
blocos lógicos;
cola;
tesoura;
papéis;
etc.
Desenvolvimento:
* Apresentação das formas geométricas, deixar que brinquem livremente.
* Observação dos objetos da sala nomeando-os de acordo com as formas (mesas, portas, janelas, relógio, lousa, etc).
* Passeio ao redor da escola, observando tudo, as placas de trânsito, portões, janelas e ir nomeando-as. Na sala de aula, representar no papel o que viram.
* No pátio, desenhar as formas geométricas grandes e pedir que andem por cima.
* Jogo da tato e reconhecimento das diferenças. Com os olhos vendados, pegar um objeto (bloco lógico) e nomeá-lo. Quando ja estiverem dominando bem colocar objetos diferentes tipo: tampinhas (círculo), caixinhas (quadrado e retângulo) etc.
* Recorte de figuras de revistas que tenham as formas estudadas.
* Decalque (giz de cera e a figura escolhida).
* Atividades de seriação.
* Usar a criatividade:
° Com o círculo posso criar....
° Com o quadrado posso fazer...
° Com o triângulo faço...
° Com o retângulo eu invento...
Dar um em cada dia, posso garantir que sai trabalhos maravilhosos.
* Criatividade com as formas geométricas. Usar vários tamanhos e cores e deixar que eles criem.
Estratégias:
Primeiramente deve-se trabalhar muito o concreto, propiciando aos alunos a oportunidade de desenvolver sua capacidade lógica.
Pela interdisciplinariedade as atividades serão trabalhadas nas áreas de Matemática, Português, Educação Artística, Música e movimento, Natureza e Sociedade.
Na Matemática será trabalhado conceitos de orientação espacial, raciocínio lógico, seriação (formas, cores, tamanho, espessura), jogos, brincadeiras, etc.
Na Educação Artística, as atividades envolverão recortes, colagem, montagem, com papéis e palitos, pintura e muita criatividade por parte deles.
Em Português deve-se propiciar um enriquecimento no vocabulário, possibilitando as crianças com mais dificuldades de expressão verbal, se manifestarem e interagirem com seus colegas.
No passeio ao redor da escola eles tem a oportunidade de mostrar o que aprenderam.
Material cedido pela amiga Rose.
1 comentário:
Tenho um miminho no meu blogue :)
Beijinhos
Enviar um comentário