Projetos para berçário e mini-maternal

PLANEJAMENTO CURRICULAR
Objetivos:

•Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
•Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a sua auto estima.

Atividades:

•Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
•Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
•Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
•Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
•Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também se nomeia o corpo.
•Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
•Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.

•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, professoras e o ambiente escolar.
•Traçados simples: Coordenação Motora.
•Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

1.Desenvolver hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2.Habituá-los a usar as palavrinhas mágicas. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, me desculpe, etc.
3.Permitir que a criança seja independente.
4.Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5.Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6.Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2 anos

•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.

TIPOS DE BRINCADEIRAS:

•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.

SUGESTÕES

Usar com os bebês "caixinha de músicas", que pode ser feita com uma caixa de sapato pintada com guache, e dentro coloca-se alguns personagens feitos com Eva das cantigas que costumam cantar com eles (ex: o sapo, a borboleta, joaninha, peixe, lagartixa), esses personagens são fixados em palitos de sorvete para manusear na hora das cantigas. Pode deixá-los escolher e até pedir para que cantem do modo deles.




Brinquedos com sucata
Pegar garrafas pet pequenas(600 ml)e decor com fita colorida, dentro coloca-se água, botões coloridos, canudos picados, lantejoulas, estrelinhas. Propor diversas brincadeiras como: enfileirar as garrafinhas, rolar, brincar de boliche, dentre outras.
Decorar alguns potes com a fita colorida, que eles logo começaram a fazer encaixes, e até mesmo a colocar as garrafinhas dentro.
Dessa forma já estará trabalhando os conceitos "dentro e fora", "pequeno e grande" dentre outras noções de forma bem gostosa e espontânea.
As próprias crianças acabam achando usos diferentes para os brinquedos. O importante é estimular. coisa muito importante nessa idade.



Caixa de brinquedos

Os brinquedos podem ser organizados em caixas de papelão resistentes pintados com as cores primárias (assim você estará trabalhando mais um tema) se quiser pode colocar as mãozinhas deles na caixa, fica uma graça.
Separar os brinquedos por categorias.
Em uma caixa os brinquedos de sucata, em outra os bichinhos de pelúcia e bonecas, outra com carrinhos, outra com as pecinhas de monta-tudo.
É legal essa separação pois podemos coordenar brincadeiras específicas e direcionadas, melhor do que quando os brinquedos estão todos misturados.




Sem comentários: