Portfólio

Para fazermos o portfólio é necessário observarmos vários aspectos nos alunos,
eis alguns:


-Vocabulário:

* A capacidade de conversar com os colegas e professor e ser atendido.
*Usa sempre expressões novas em suas conversas diárias.



-Comunicação/ Cognitivo

*Repete histórias contadas pela professora, usando palavras próprias.
* Cria e utiliza oportunidades de comunicação com outras pessoas.
* Recebe e transmite recado á professora aos colegas e pessoas da Unidade de ensino.
*Demonstra organização de seu pensamento com lógica.
*Classifica objetos, segundo atributos (cor, forma, tamanho).
*Localiza elementos a partir de um dado referencial ( perto, longe, fora, dentro, etc.)


-Em se tratando da articulação:

* Pronunci a corretamente os fonemas.
* Não se percebe troca ou omissões de fonemas quando fala.


-Expressão oral:

* Tem espontaneidade para expressar -se.
* Dramatiza situações vivenciadas.


- Motricidade Ampla:

*Tem habilidades para executar movimentos envolvendo os grandes músculos do tronco, braços, pernas, pescoço (andar, correr, soltar, arremessar, chutar, etc.).
* Apresenta equilíbrio na execução de atividades de andar, correr, etc.


-Motricidade Fina:

*Utiliza o material de sucata (tampinhas, caixas, letras) fazendo pilhas ou construções.
*Abotoa e desabotoa suas roupas;
*Recorta figuras de revistas.
*Modela com massinha.
*Usa lápis para desenhar ou escrever.
*Faz o traçado de letras corretamente.


-Sociabilidade:

*Brinca com colegas.
*Empresta seus brinquedos ou material de trabalho.
*Aceita participar de atividades sociais na Unidade escolar.


-Interesse:

*Apresenta interesse pelas atividades propostas pelo professor ou pelo grupo.
*Cuida bem de seu material, inclusive brinquedos.
*Presta atenção à todos os aspectos da sala de aula e da escola.


-Cooperação:

*Aceita ajudar os colegas e professores.
*Coopera na arrumação da sala e ao término das atividades do dia.


-Assiduidade:

*É pontual e assíduo às aulas.


-Descoberta da Leitura/Escrita:

*Lê e compreende os fonemas aprendidos e palavras formadas por eles.
*Reconhece e traça corretamente os fonemas estudados.
*Identifica os fonemas, ou personagens, em situações reais diversas.
*Copia de quadro palavras e pequenas frases.



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