Sugestões de atividades para Educação Infantil da criança com deficiência visual

· Explorar os objetos com mãos, pés, corpo, descobrindo sua textura e consistência.

· Fazer uso de esquemas motores secundários: bater, puxar, sacudir, empurrar e levantar objetos de diferentes texturas e consistências.

· Explorar os objetos, fazendo movimentos circulares com as mãos para reconhecer o formato e adquirir a noção do todo, associada à indicação visual.

· Achar orifícios, detalhes, diferenças nos objetos, através da exploração visual ou tátil.

· Oferecer objetos significativos como: talco, desodorante, xampu, embalagens, para reconhecimento e descoberta de uso e função.

· Procurar objetos que caíram do lado, embaixo, na frente, atrás do corpo.

· Propiciar experiências táteis e auditivas com objetos que façam o aluno sentir-se produtor do som ou do movimento: molas, canudos, bexigas.

· Encaixar copos, latas, tampas, empilhar objetos de formatos e tamanhos diferentes, construir formas com esses objetos.

· Oferecer objetos para reconhecimento e indicação do seu uso e função: telefone, escova, pente, sapato, carro, boneca, etc.

· Imitar ações e expressões.

· Ajudar a descobrir as diferentes maneiras de usar os objetos. Por exemplo: colher serve para comer, sacola serve para colocar compras, brinquedos e roupas.

· Explorar simultaneamente a forma, o tamanho e os detalhes dos objetos.

· Vivenciar relações espaciais com o corpo e com objetos: entrar e sair de caixa, pneus, tubos.

· Puxar, arrastar, empurrar objetos de tamanhos e peso diferentes.

· Subir em caixas, cadeiras, mesa, banco, escadas, descobrindo as diferenças de altura, largura, profundidade.

· Realizar movimentos atendendo ordens simples: abaixar, subir, pular.

· Passar por dentro de arcos, de tubos, de cima para baixo, de baixo para cima, nomeando as posições.

· Orientar-se em relação aos colegas: colocar-se à frente do colega na fila, às costas, ao lado.

· Deslocar-se em direção ao som, em linha reta, fazendo o trajeto de ir e vir.

· Posicionar-se em relação aos colegas, descobrindo pela voz, quem está perto e longe.

· Descobrir objetos escondidos em diferentes posições, marcando com som quando está longe ou perto (está frio... está quente .... está esfriando.... está esquentando.

· Orientar-se em relação a um objeto: colocar-se ao lado, dentro, fora, em cima.

· Localizar e guardar objetos e brinquedos em armário.

· Andar sobre cordas em linha reta: cordão de comprimentos diferentes.

· Estabelecer sempre os mesmos horários e locais para a rotina desenvolvida, para que a criança possa antecipar, organizar-se e construir o mapa mental.

· Vivenciar sequência de ações enfatizando o começo, o meio e o fim.

· Andar em passos lentos/ rápidos com marcação rítmica do som.

· Caminhar de acordo com duração de apito: curto/longo. Variar com tambor e chocalhos.

· Descrever oralmente acontecimentos passados e futuros.

· Realizar experiências enfatizando o antes e o depois.

· Organizar caixas com sequência de atividades utilizando objetos que representam a ação que vai ser realizada, vivenciando o “agora, antes e depois”.

· Familiarização da escola com sondagem do ambiente para identificar “pontos de referências e pistas”.

· Utilizar brinquedos como pré-bengala (carrinho de boneca, cavalo de pau, raquete de tênis, etc) para localizar obstáculos.

· Localizar janelas, portas e mobiliários da sala.

· Caminhar entre os móveis e brinquedos em diferentes direções.

· Caminhar no pátio, entre cordas paralelas, colocadas à altura da criança.

· Caminhar entre obstáculos (construir caminhos, labirintos, com bloco de madeira, sacos de areia, etc).

· Informar ao aluno se as pessoas, os animais e os carros se aproximam ou se afastam do local comentando o que fazem.

· Aproximar-se e afastar-se do aluno falando para que ele perceba se o professor ou colegas estão perto ou longe.

· Sentir o calor do sol e os pingos da chuva.

· Imitar movimentos e posições do corpo: caminhar, parar, abaixar, levantar, ajoelhar, engatinhar, flexionar braços, mãos e dedos.

· Reconhecer objetos por semelhanças e diferenças, fazer pareação.

· Separar massas, moedas, pedrinhas, descobrindo atributos semelhantes ou diferentes dos objetos.

· Descrever as semelhanças entre os atributos.

· Iniciar pequenas “coleções” com todas as crianças criando oportunidades de contagem.

· Organizar “sacos surpresas” com objetos variados para que a criança verbalize os atributos desses objetos.

· Fazer construções com objetos, sucatas grandes e pequenos.

· Vestir e retirar roupas de bonecos de tamanhos diferentes.

· Brincar com jogos simbólicos onde a criança vivencie várias situações do cotidiano mudando os papéis (feirinha, supermercado, escola, cabelereira, etc...).

· Preparar a mesa para o lanche, distribuindo os utensílios.

· Preparar jogos como: memória com objetos e figuras (diferentes texturas).

· Realizar atividades que permitam à criança nomear objetos, pessoas, animais, plantas, etc...
· Participar de adivinhações simples ( o que é, o que é, através de pistas ou jogos orais).

· Criar histórias a partir de objetos concretos e fatos vividos e ajudar a criança a reproduzi-las.

· Cantar músicas que descrevam ações e contenham gestos.

· Planejar a rotina diária em conjunto, dando ênfase no que será feito ANTES e DEPOIS.

· Fazer massinha de modelar.

· Usando as mãos: passar manteiga no pão, torradas, descascar algumas frutas.

· Descascar frutas e legumes e identificá-los através de atributos, semelhanças de tamanhos, cores, etc.

· Identificar os diferentes tipos de alimentos durante a refeição.

· Usar o guardanapo.

· Identificar o direito e o avesso das roupas.

· Lavar o rosto e pentear os cabelos.

· Uso adequado do sanitário.

· Aprender a assoar o nariz.

· Brincar de tomar banho, ensaboar-se identificando as partes do corpo.

· Abotoar e desabotoar botões, colchetes, primeiro em situações lúdicas como despir e vestir bonecos.

· Brincadeiras de roda, jogos de tradições orais tais como: cantigas, parlendas, rimas, etc.

· Brincadeiras de execução de ordens simples do tipo: O chefinho mandou colocar as mãos no pescoço, cotovelo, joelho, tornozelo, etc...

· Brincar de esconde-esconde onde a criança escondida será identificada por algumas pistas orais.

· Jogos com rimas.

· Elaborar brinquedos sonoros com sucatas, grãos, sementes.


- O professor pode:

- Indicar algumas destas sugestões para a família (uma forma de participação).

- Utilizar com as outras crianças (videntes), será gratificante para todos.

- Pedir que as crianças auxiliem o deficiente visual em algumas atividades.


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