Sugestões de atividades para Educação Infantil da criança com deficiência visual
· Explorar os objetos com mãos, pés, corpo, descobrindo sua textura e consistência.
· Fazer uso de esquemas motores secundários: bater, puxar, sacudir, empurrar e levantar objetos de diferentes texturas e consistências.
· Explorar os objetos, fazendo movimentos circulares com as mãos para reconhecer o formato e adquirir a noção do todo, associada à indicação visual.
· Achar orifícios, detalhes, diferenças nos objetos, através da exploração visual ou tátil.
· Oferecer objetos significativos como: talco, desodorante, xampu, embalagens, para reconhecimento e descoberta de uso e função.
· Procurar objetos que caíram do lado, embaixo, na frente, atrás do corpo.
· Propiciar experiências táteis e auditivas com objetos que façam o aluno sentir-se produtor do som ou do movimento: molas, canudos, bexigas.
· Encaixar copos, latas, tampas, empilhar objetos de formatos e tamanhos diferentes, construir formas com esses objetos.
· Oferecer objetos para reconhecimento e indicação do seu uso e função: telefone, escova, pente, sapato, carro, boneca, etc.
· Imitar ações e expressões.
· Ajudar a descobrir as diferentes maneiras de usar os objetos. Por exemplo: colher serve para comer, sacola serve para colocar compras, brinquedos e roupas.
· Explorar simultaneamente a forma, o tamanho e os detalhes dos objetos.
· Vivenciar relações espaciais com o corpo e com objetos: entrar e sair de caixa, pneus, tubos.
· Puxar, arrastar, empurrar objetos de tamanhos e peso diferentes.
· Subir em caixas, cadeiras, mesa, banco, escadas, descobrindo as diferenças de altura, largura, profundidade.
· Realizar movimentos atendendo ordens simples: abaixar, subir, pular.
· Passar por dentro de arcos, de tubos, de cima para baixo, de baixo para cima, nomeando as posições.
· Orientar-se em relação aos colegas: colocar-se à frente do colega na fila, às costas, ao lado.
· Deslocar-se em direção ao som, em linha reta, fazendo o trajeto de ir e vir.
· Posicionar-se em relação aos colegas, descobrindo pela voz, quem está perto e longe.
· Descobrir objetos escondidos em diferentes posições, marcando com som quando está longe ou perto (está frio... está quente .... está esfriando.... está esquentando.
· Orientar-se em relação a um objeto: colocar-se ao lado, dentro, fora, em cima.
· Localizar e guardar objetos e brinquedos em armário.
· Andar sobre cordas em linha reta: cordão de comprimentos diferentes.
· Estabelecer sempre os mesmos horários e locais para a rotina desenvolvida, para que a criança possa antecipar, organizar-se e construir o mapa mental.
· Vivenciar sequência de ações enfatizando o começo, o meio e o fim.
· Andar em passos lentos/ rápidos com marcação rítmica do som.
· Caminhar de acordo com duração de apito: curto/longo. Variar com tambor e chocalhos.
· Descrever oralmente acontecimentos passados e futuros.
· Realizar experiências enfatizando o antes e o depois.
· Organizar caixas com sequência de atividades utilizando objetos que representam a ação que vai ser realizada, vivenciando o “agora, antes e depois”.
· Familiarização da escola com sondagem do ambiente para identificar “pontos de referências e pistas”.
· Utilizar brinquedos como pré-bengala (carrinho de boneca, cavalo de pau, raquete de tênis, etc) para localizar obstáculos.
· Localizar janelas, portas e mobiliários da sala.
· Caminhar entre os móveis e brinquedos em diferentes direções.
· Caminhar no pátio, entre cordas paralelas, colocadas à altura da criança.
· Caminhar entre obstáculos (construir caminhos, labirintos, com bloco de madeira, sacos de areia, etc).
· Informar ao aluno se as pessoas, os animais e os carros se aproximam ou se afastam do local comentando o que fazem.
· Aproximar-se e afastar-se do aluno falando para que ele perceba se o professor ou colegas estão perto ou longe.
· Sentir o calor do sol e os pingos da chuva.
· Imitar movimentos e posições do corpo: caminhar, parar, abaixar, levantar, ajoelhar, engatinhar, flexionar braços, mãos e dedos.
· Reconhecer objetos por semelhanças e diferenças, fazer pareação.
· Separar massas, moedas, pedrinhas, descobrindo atributos semelhantes ou diferentes dos objetos.
· Descrever as semelhanças entre os atributos.
· Iniciar pequenas “coleções” com todas as crianças criando oportunidades de contagem.
· Organizar “sacos surpresas” com objetos variados para que a criança verbalize os atributos desses objetos.
· Fazer construções com objetos, sucatas grandes e pequenos.
· Vestir e retirar roupas de bonecos de tamanhos diferentes.
· Brincar com jogos simbólicos onde a criança vivencie várias situações do cotidiano mudando os papéis (feirinha, supermercado, escola, cabelereira, etc...).
· Preparar a mesa para o lanche, distribuindo os utensílios.
· Preparar jogos como: memória com objetos e figuras (diferentes texturas).
· Realizar atividades que permitam à criança nomear objetos, pessoas, animais, plantas, etc...
· Participar de adivinhações simples ( o que é, o que é, através de pistas ou jogos orais).
· Criar histórias a partir de objetos concretos e fatos vividos e ajudar a criança a reproduzi-las.
· Cantar músicas que descrevam ações e contenham gestos.
· Planejar a rotina diária em conjunto, dando ênfase no que será feito ANTES e DEPOIS.
· Fazer massinha de modelar.
· Usando as mãos: passar manteiga no pão, torradas, descascar algumas frutas.
· Descascar frutas e legumes e identificá-los através de atributos, semelhanças de tamanhos, cores, etc.
· Identificar os diferentes tipos de alimentos durante a refeição.
· Usar o guardanapo.
· Identificar o direito e o avesso das roupas.
· Lavar o rosto e pentear os cabelos.
· Uso adequado do sanitário.
· Aprender a assoar o nariz.
· Brincar de tomar banho, ensaboar-se identificando as partes do corpo.
· Abotoar e desabotoar botões, colchetes, primeiro em situações lúdicas como despir e vestir bonecos.
· Brincadeiras de roda, jogos de tradições orais tais como: cantigas, parlendas, rimas, etc.
· Brincadeiras de execução de ordens simples do tipo: O chefinho mandou colocar as mãos no pescoço, cotovelo, joelho, tornozelo, etc...
· Brincar de esconde-esconde onde a criança escondida será identificada por algumas pistas orais.
· Jogos com rimas.
· Elaborar brinquedos sonoros com sucatas, grãos, sementes.
- O professor pode:
- Indicar algumas destas sugestões para a família (uma forma de participação).
- Utilizar com as outras crianças (videntes), será gratificante para todos.
- Pedir que as crianças auxiliem o deficiente visual em algumas atividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário