Técnicas de contação de histórias

*Para chamar a atenção das crianças para o começo da história podemos utilizar no corpo acessórios simples como um laço de fita na cabeça, uma maquiagem mais exótica, um chapéu de couro ou palha ou um laço no pescoço. Também podemos trazer nas mãos um fantoche, um objeto “misterioso” ( sua importância será desvendado no decorrer da história) ou se você for habilidosa(o) poderá confeccionar o personagem principal em espuma, madeira ou desenhá-lo num simples cartaz.

Um exemplo prático: Para iniciar na sala de aula a história MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA de Ana Maria Machado podemos trazer jabuticabas para sala de aula e oferecer às crianças... enquanto experimentam a fruta você pode introduzir a história dizendo que você conhece uma história em que um coelho apaixonado tentou comer muitas jabuticabas para ficar pretinho como a menina que ele tanto admirava... É sempre bom informar às mamães no dia anterior que traremos jabuticabas para as crianças pedindo autorização para experimentarem. “Antes prevenir que remediar”.
Use a imaginação ao utilizar os recursos escolhidos.

A contação de histórias e sua importância

Contar histórias é ajudar a criança a criar asas e voar através da fantasia, a despertar a sua criatividade vislumbrando a vida de várias maneiras. Através das histórias é fácil a criança perceber que outros vivem o situações parecidas com a dela e desta forma ela se sente mais segura para falar sobre suas vivências.
Os sentimentos que são vividos pelos personagens no decorrer das histórias são absorvidos pela criança como algo bom ou ruim e assim vão surgindo questionamentos sobre aquilo que ela sente e muitas vezes não consegue externar, como a raiva, a inveja ou o ciúme.
Mostrar que existem outras culturas e que o seu modo de viver não é único, é algo que pode ser feito através da contação das histórias. Desta forma, a criança adquirire conhecimentos que “fora do contexto das histórias” se tornaria uma aula enfadonha.
As histórias despertam o prazer pela leitura, pois a criança passa a buscar nos livros um caminho para encontrar outras aventuras como aquelas que a encantou.
Valores como o perdão, a bondade, a compaixão e a honestidade são explorados no decorrer das histórias, auxiliando a consolidação de valores importantes na vida dos pequenos leitores.





1 comentário:

Lenira, Deolinda, Claudiane, Vanda disse...

Olá Sil! Maravilha de postagem. Aprendemos muito por aqui. Seu blog está muito lindo e com conteúdo nota 10.

Parabéns pelo trabalho realizado neste espaço.

Bjus das Alfabetizadoras em foco.