Um Boneco para os Cegos

O Boneco Braillin

Um boneco inovador apresentado em Espanha permite que as crianças se familiarizem com a linguagem Braille.Com os botões da camisa do Braillín pode escrever-se todo o alfabeto Braille. À primeira vista, o Braillín parece um boneco como outro qualquer. Cabelo loiro, sorriso aberto, calções azuis, meias vermelhas e uns sapatos que parecem desproporcionados em relação ao resto do corpo. E a camisa alaranjada também seria banal se não fossem os seis pequenos botões dispostos em duas filas verticais que fazem dele um brinquedo pioneiro em todo o mundo - é que sobre eles pode escrever-se todo o alfabeto Braille. A iniciativa, apresentada recentemente na Espanha, nasceu na Argentina, pelas mãos de uma professora que trabalha com deficientes visuais, e foi premiada no Concurso de Investigação Educativa sobre Experiências Escolares, na modalidade de material didático, que a Organização Nacional de Cegos da Espanha (ONCE) organiza todos os anos.

O Braillin ao colo das crianças
«Com o Braillín, queremos potenciar aquelas atividades e experiências que permitem o adequado desenvolvimento educativo, afetivo e social das crianças com deficiência visual e contribuir para que os restantes companheiros conheçam o código Braille e as regras básicas na relação com as pessoas que têm esse tipo de deficiência. E tudo isso através de uma atividade que é muito importante para eles: o jogo», afirmou María Luz Laine Mouliaá, directora de Educação da ONCE, na apresentação da iniciativa.
A responsável acredita que o boneco constitui um excelente recurso didático para o ensino pré-escolar e primeiro ciclo, uma vez que, além de atuar como elemento integrador e instrumento para a aprendizagem do Braille, também reforça a auto-estima e a autonomia pessoal, estimula o desenvolvimento sensorial e motor e permite trabalhar o esquema corporal e as noções espaciais e matemáticas.

FONTE:gesta.org


Sem comentários: