Como trazer os pais para as reuniões escolares!

Essas dicas são da minha querida amiga Érica.
Vou postá-las exatamente como ela postou, achei excelentes .
Façam uma visitinha no blog dela, vale a pena.


Muitas vezes ouvimos a escola falando que deseja ter a presença dos pais de forma integral nas reuniões escolares, bem isso é possivel quando a escola procura atrair seus pais de forma carinhosa, começando pelas reuniões de entrega de notas, a qual é muito pouco para o grande objetivo de ter a família de fato na escola.

Uma simples sugestão a qual levou meus pais a não faltarem nas reuniões foram coisinhas simples mais que conquiastaram-os e não tive nunca problemas de falta nas reuniões e encontros:
  •  Comece pelo convite, que seja carinhoso e amável, os meus eram feitos à mão com flores e uma linda mensagem, isso toca os pais:

  •  Arrumar o ambiente onde for receber os pais, no meu caso, era na própria sala de aula. Aluguei toalhinhas coloridas, fiz flores de papel e coloquei no copinho com docinhos em cima de cada mesa;

  •  Distribui as mesas em círculos, de forma que todos se viam;

  •  Organizar os materiais é muito importante, pois as tarefas e atividades do bimestre eu arrumei e organizei por mesinha, contendo o nome do aluno bem grande na frente de cada mesinha, ao entrar o pai ia e se sentava na mesa que estava o nome do filho e para conter a timidez, já iam folheando as atividades e vendo os cadernos que eu já deixava junto;

  •  Conforme os pais iam chegando eu procurava ir conversando individualmente com cada um, assim eles iam vendo os avanços dos filhos e comprovando com as atividades, pois eu penso que entregar as atividades para as crianças pequenas ou para a avó ou sei lá pra quem, não surte o mesmo resultado que para os pais, além de ser uma forma de mostrar o nosso trabalho e valorizá-lo;

  •  Outra dica é que eu sempre preparava uma pauta na agenda que servia para todos os pais de maneira geral, como o carinho e limite com os filhos, a importancia das tarefas de casa, higiene pessoal, cuidados com os materiais, etc, além de falar de Deus; 

  •  No inicio sempre elogiando os pais pela presença e agradecendo a eles pelos filhos maravilhosos que nos deu, no final entregava um pedaço de bolo que eu mesma fazia em casa, não me custou nada e eu fiz um monte de pais felizes e dispostos a me ajudar, elogiando-os, assim eram minhas reuniões de pais. Experimente o resultado será positivo!

FONTE: http://ensinarexigealegria1.blogspot.com




Sem comentários: