O Mágico de Oz

Justificativa:

Este trabalho visa atender as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo do processo de alfabetização.Habilidades estas que tornam a vivencia com o mundo letrado oportuno e justificável.
Deste modo, é importante oferecer subsídios para que a competência leitora tenha vários paradigmas sobre um mesmo contexto. Considerando a diversidade textual oferecido pelo mesmo conto. Sendo assim fazermos nosso próprio contexto para uma representação teatral.


Objetivos:


Ênfase na leitura e escrita de forma saborosa e interativa,

Colaborar com a formação intelectual dos alunos,

Apresentar e conhecer uma diversidade de contos de fadas,

Considerar a importância do conto O Mágico de Oz, sendo um clássico da literatura e do cinema,

Oferecer várias leituras do O Mágico de Oz, como a leitura do conto por diversos autores, leitura de imagem, leitura através da representação do vídeo, tanto como clássico como a nova versão.

Realizar diversas representações textuais a partir do conto, como receitas, texto jornalístico, narrativo, entre outros

Elaborar um texto coletivo com o enredo de uma peça teatral

Representar o enredo criado.


Conteúdos Conceituais:


Atividades orais e escritas.

Atividades seqüenciadas como: texto fatiado, letrado, lacunado, segmentação de palavra, de frase e de texto, enigmas, entre outras possibilidades.

Abordagem a diversidade textual através da observação, descrição, narração, criação de outros textos: informativo, jornalístico, bula, etc...

Vivencia de representação teatral,

Estudo do contexto e da importância da língua na vivencia cotidiana.


Conteúdos Atitudinais:

Refletir sobre os diversos aspectos dos personagens: o medo, a solidão, a bondade. OS SENTIMENTOS!!

Elaborar e elencar nossas emoções.

Vivenciar atitudes agradáveis e desagradáveis.

O respeito, a importância do local onde a gente vive.

O cuidar da natureza.



Conteúdos Procedimentais:

Oferta da diversidade das formas textuais, falado, lido, desenhado, assistido, segmentado.

Abordagem ao texto detonador através do livro.

Registro do processo através de fotos, filmagens e ou atividades.

Contemplar a vivencia através da representação teatral.


Produto final:


Representação da peça teatral e exposição de todo trabalho produzido, aos pais e visitantes da escola.





1 comentário:

Rosangela Barros disse...

OIIII!!!! Tem umm selinho para vc lá no meu blog o essência...!!! RSRSRS