Oficina de ginástica

Tema: Ginástica

Conceito: Agilidade nas habilidades motoras finas

Problematização
• Durante as aulas, o que vocês aprenderam sobre agilidade?
• Veremos agora o quanto vocês são ágeis durante a realização de movimentos.

Descrição das atividades
Para todas as atividades:
• Organização do espaço: quadra de esportes ou pátio.
• Organização dos alunos: alunos organizados em colunas.


"Amarrar a faixa no pé da cadeira"

Material
: uma cadeira e quatro faixas
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas, sendo que o primeiro deverá estar com uma faixa na mão. Ao sinal do professor, este aluno deverá correr até a cadeira, amarrar a faixa na perna dela, voltar para sua coluna, dar um “toque” no segundo aluno da coluna e se posicionar no final da mesma. O segundo aluno deverá correr até a cadeira, desamarrar a faixa, entregá-la para o terceiro aluno da coluna e se colocar no final dela. Vencerá a equipe que voltar à posição inicial mais rapidamente.



"Carrinho de mão com bastões"

Material: três bastões para cada coluna
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas, sendo que o primeiro aluno deve estar de posse de três bastões: um no chão, um na mão direita e outro na mão esquerda. Ao sinal, deverá empurrar o bastão do chão com os bastões das mãos até um local predeterminado, contorná-lo, voltar, entregar para o segundo aluno da coluna e colocar-se ao final da mesma. Vencerá a coluna que voltar à posição inicial mais rapidamente.


"Giz no palito"

Material: dois palitos de sorvete e pedaços de giz para cada coluna
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas, sendo que o primeiro deverá estar de posse de dois palitos de sorvete. Ao sinal, esse aluno deverá correr até o local onde estarão pedaços de giz, pegá-los com os palitos e colocá-los dentro de um copo. Terminada a tarefa, o aluno voltará para sua coluna, entregará os palitos para o segundo aluno e se colocará ao final da mesma. Vencerá a coluna que voltar à formação inicial em primeiro lugar.


"Palito na garrafa"

Material: palitos de fósforo e uma garrafa para cada coluna (pode ser “PET”)
Desenvolvimento: alunos dispostos em colunas. O primeiro aluno deverá estar de posse de três palitos de fósforo. Ao sinal, deverá colocar um palito na boca da garrafa. Em seguida, os demais repetirão a tarefa até que todos tenham colocado os três palitos. Vencerá a coluna que conseguir deixar mais palitos na boca da garrafa (os palitos que caírem não serão repostos e nem contados).


Sistematização da aprendizagem

Os jogos propostos poderão ser repetidos, na forma de gincana ou de festival, com o intuito de otimizar os movimentos e reforçar o conceito.


Sem comentários: