ALGUMAS SUGESTÕES DE TRABALHO:

Pedir que pesquisem em jornais, revistas, internet sobre a nova gripe;

Redações com as conclusões da pesquisa e dizendo o que já sabem ou o que pensam a respeito;

Cartazes confeccionados pelos alunos: podem ser cartazes informativos, com letras grandes, avisando do que deve ser evitado, para serem espalhados pela escola ou ainda cartazes informativos, com recortes de notícias de jornais e revistas sobre o que está acontecendo;

Exposição de caixas vazias dos medicamentos considerados eficazes ou fotos dos mesmos, seguidas de explicações sobre em que momento se deve tomar o medicamento e a importância de ser receitado por um médico, quais os princípios ativos, como age no organismo etc.

Ficha de sondagem para ser preenchida em casa: perguntas para serem respondidas, com os hábitos da família, podem ser de marcar com X, por exemplo: quantas vezes costumam lavar as mãos, por dia? Alguém em casa está apresentando sintomas de gripe ou já apresentou? Como é a alimentação da família? Quantas pessoas estudam? Quantas trabalham e em que ambiente etc;

Procurar um filme explicativo na internet, baixá-lo e gravar em dvd, passando para a turma em seguida. Pode haver um momento de discussão sobre o filme, redações, ilustrações etc.

É importante realizar com alguma turma um catálogo dos casos mais graves e que terminaram em óbito em todos os países atingidos e principalmente no Brasil. Não é alarmismo, se estamos diante de um vírus para o qual nosso organismo ainda não possui defesas, é bom conscientizar a todos do quanto a prevenção pode ser a maior aliada. Para prevenir, no entanto, é necessário encarar com seriedade. As brincadeiras, inevitavelmente surgem, mas nesse momento é de vital importância que junto com elas, nasça também uma responsabilidade individual pelo projeto, para que a escola e a família sejam beneficiados.

É importante deixar máscaras expostas para que as crianças peguem, sintam como funciona e também proporcionar explicações adequadas da indicação do uso, da contra-indicação do uso etc.


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