Quantos anos você tem?
Trabalhe a representação das palavras "ano", "idade", "eu" e "você" na língua brasileira de sinais.
Eixo temático: natureza e sociedade, libras, linguagens oral e escrita, movimento, matemática.
Objetivos: criar atividades na língua brasileira de sinais que estimulem os alunos a compreender o início do seu processo de socialização e a diversidade de estruturas existentes com o recurso de uma língua diversificada, na qual todos os cidadãos podem aprender a se comunicar e a interagir com naturalidade, estreitando a distância entre surdos e ouvintes.
Idade; a partir de 3 anos.
Eu e você
materiais: riscos dos numerais e das palavras "anos, idade, eu e você" (prontos na folha de moldes); tesoura com ponta arredondada.
Depois de trabalhar as letras, nomes e palavras sugeridos em diversos contextos, utilize os moldes e ensine os numerais e os sinais para as palavras anos, idade, eu e você.
Reúna a turma em uma roda de conversa e oriente um aluno a perguntar a idade ao amigo que estiver localizado a sua esquerda. Ele deve olhar para o colega, apontar o dedo em sua direção, sinalizar a palavra você com expressão de interrogação e executando o sinal para a palavra idade.
O amigo deve apontar o dedo para si próprio, sinalizando a palavra eu, e representar com as mãos a quantidade de aniversários completados até o momento e, por fim, executar o sinal para expressar anos.
Dando continuidade, aquele que respondeu dirige-se à criança também à sua esquerda e faz a mesma coisa, até que todos tenham participado.
Gráfico de barras
materiais: caixas de sapato ou de leite; cola bastão; folhas de papel sulfite tamanho a4; giz; papel kraft; pincel; riscos dos numerais em libras (prontos na folha de moldes); tinta guache; tesoura com ponta arredondada.
Objetivos: criar atividades na língua brasileira de sinais que estimulem os alunos a compreender o início do seu processo de socialização e a diversidade de estruturas existentes com o recurso de uma língua diversificada, na qual todos os cidadãos podem aprender a se comunicar e a interagir com naturalidade, estreitando a distância entre surdos e ouvintes.
Idade; a partir de 3 anos.
Eu e você
materiais: riscos dos numerais e das palavras "anos, idade, eu e você" (prontos na folha de moldes); tesoura com ponta arredondada.
Depois de trabalhar as letras, nomes e palavras sugeridos em diversos contextos, utilize os moldes e ensine os numerais e os sinais para as palavras anos, idade, eu e você.
Reúna a turma em uma roda de conversa e oriente um aluno a perguntar a idade ao amigo que estiver localizado a sua esquerda. Ele deve olhar para o colega, apontar o dedo em sua direção, sinalizar a palavra você com expressão de interrogação e executando o sinal para a palavra idade.
O amigo deve apontar o dedo para si próprio, sinalizando a palavra eu, e representar com as mãos a quantidade de aniversários completados até o momento e, por fim, executar o sinal para expressar anos.
Dando continuidade, aquele que respondeu dirige-se à criança também à sua esquerda e faz a mesma coisa, até que todos tenham participado.
Gráfico de barras
materiais: caixas de sapato ou de leite; cola bastão; folhas de papel sulfite tamanho a4; giz; papel kraft; pincel; riscos dos numerais em libras (prontos na folha de moldes); tinta guache; tesoura com ponta arredondada.
Construa com as crianças um gráfico de barras não convencional, com caixas de sapatos ou de leite encapadas com papel kraft, pintadas com guache e pincel numa única cor por elas próprias. Desenhe no chão, com giz, alguns retângulos, um ao lado do outro, e coloque dentro de cada espaço de papel kraft. Cole no centro a mão sinalizando o numeral que representa cada idade revelada na atividade. Cada criança deve ser orientada para observar os numerais representados, que possivelmente variem entre dois números, e colocar sua caixa no espaço destinado àquele que corresponde a sua idade. Todos repetirão o procedimento e, após todas as caixas terem sido empilhadas, você intermediará a discussão sobre qual barra ficou maior ou menor e o que isso representa a partir da observação se a maioria tem uma ou outra idade.
O mesmo procedimento pode ser feito para pesquisar a incidência de aniversários de cada mês, pratos prediletos, profissões que aparecem nas famílias, programas preferidos na tv, brincadeiras preferidas etc.
O mesmo procedimento pode ser feito para pesquisar a incidência de aniversários de cada mês, pratos prediletos, profissões que aparecem nas famílias, programas preferidos na tv, brincadeiras preferidas etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário