Ideias de jogos

Que ajudam a desenvolver concentração, raciocínio lógico, planejamento, coordenação, estratégia, noção de espaço, antecipação.





SENHA INFANTIL
Idade: a partir de 2 anos
Descrição: O objetivo do Senha Infantil é movimentar as peças até obter 3 colunas, uma de cada cor. A criança começa a familiarizar com os conceitos de cor e de formas. 





PIRÂMIDE FIGURAS GEOMÉTRICAS

Idade: a partir de 3 anos
Descrição: Figuras geométricas com furos em diferentes quantidades para serem acopladas a uma placa com pinos correspondentes. Possibilita a descoberta do conceito de tamanho, quantidade e contagem,verificar o conceito de "médio", noção e exercícios de equilíbrio, exercícios de comparação.


 
PAREDE DE ENCAIXE

Idade: a partir de 3 anos
Descrição: Este jogo é um quebra-cabeça vertical cujo objetivo é desenvolver na criança a coordenação motora e noção de espaço, utilizando os fatores tridimensionais inseridos nas peças.


 
PINOS DE ENCAIXE

Idade: a partir de 4 anos
Descrição: ECaixa contendo 28 peças com combinações de figuras geométricas em relevo e com cores diferentes a serem usadas de acordo com as regras do dominó universal. Possibilita: discriminação visual• reconhecimento de figuras e formas• atenção e observação • identificação de cores• identificação de posições• coordenação viso - motora.






DOMINÓ DE CORES E FORMAS

Idade: a partir de 4 anos
Descrição: ECaixa contendo 28 peças com combinações de figuras geométricas em relevo e com cores diferentes a serem usadas de acordo com as regras do dominó universal. Possibilita: discriminação visual• reconhecimento de figuras e formas• atenção e observação • identificação de cores• identificação de posições• coordenação viso - motora.





Pula-pula

Idade: a partir de 6 anos
Descrição: Este é um passatempo matemático que apresenta uma peculiaridade interessante pois, apesar de possuir uma estrutura lógica bastante elementar e uma conformação física simples, o resultado intelectual do desafio é enorme, levando-o a explorar de maneira muito dinâmica o conceito de simetria em uma dimensão.





QUINA

Descrição: O jogo Quina é um passatempo moderno que vai cativar sua inteligência. Um excelente jogo de estratégia reconhecido pela Mensa International. O objetivo do jogo é alinhar cinco peças iguais em uma linha vertical, diagonal ou horizontal.  







FARAÓ

Idade: a partir de 7 anos
Descrição: Este é um passatempo moderno que vai cativar sua inteligência. Um excelente jogo de estratégia reconhecido pela Mensa International. O objetivo do jogo é  construir uma pirâmide empilhando as 30 esferas. O vencedor é o jogador que puder manter o maior número de esferas em sua área da reserva durante o jogo, colocando a última esfera do topo. 





TANGRAM

Idade: a partir de 6 anos
O tangram é uma jogo educativo milenar que ajuda a desenvolver a criatividade, exercita a paciência ao mesmo tempo que excita a imaginação e diverte liberando a fantasia.
Descrição: A particularidade deste “quebra cabeça chinês” reside na fragmentação de um quadrado em sete partes já conhecida na china por volta do séc.VII A.C. como as “Sete Tabuas da Astúcia”. Sendo que, de fato, hoje se podem encontrar mais de 1700 diferentes formas feitas com um Tangram.
Composto de dois triângulos pequenos, dois triângulos grandes, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. A proposta deste jogo é formar um quadrado perfeito com as 7 peças ou formar figuras diversas utilizando todas as peças.
Apesar de sua simplicidade, é um jogo complexo que exige bastante concentração.


 
TORRE DE BRAHMA

Este é um jogo que você não pode deixar de ter. Testado e aprovado para consultório. Excelente para concentração.
Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Conta a lenda que na entrada de um templo de Benares, estão afixados três ponteiros e neles se encaixam 64 discos. Os monges transferem os discos de um ponteiro para outro observando a seguinte norma: um disco de cada vez e, nunca, um disco grande por cima. Quando o ultimo disco for transferido, o fim do mundo terá chegado. 






 
PENTALFA

Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Este é um jogo que talvez deva sua origem ao grande Arquimedes, de Siracusa, um dos maiores gênios de todos os tempos. Na antiguidade foi utilizado como um dos testes para aprovar os novos alunos em algumas das Academias Gregas, sendo até hoje é um jogo bastante popular na ilha de Creta. Sua proposta é elegante e proporciona um desafio de qualidade devido à dificuldade em realizá-lo, que de forma alguma transparece nas regras. 
Constituído de um tabuleiro em forma de pentagrama e doze peças. Joga-se um jogador por vez e tem por finalidade conseguir preencher o tabuleiro com nove peças, restando apenas uma casa vazia. (Ver regras que acompanham o jogo)




 
HEXAGON

Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Este jogo brinca com nossa capacidade de associação, estimulando a percepção visual, a partir da composição lógica e espacial das peças em muitas diferentes soluções. 










 
ESCAPE

Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Provavelmente este jogo derive de um dos mais famosos enigmas de Sam Loyd, uma pequena caixa contendo 16 espaços vazios preenchidos com os números de um a quatorze que deveriam ser ordenados em seqüência trocando-se a posição das peças sem tirá-las do tabuleiro, porém neste caso, usaremos figuras geométricas ao invés de números. 










QUADRADO MÁGICO

Idade: a partir de 7 anos
Descrição: Segundo a lenda, há quatro mil anos o imperador chinês descia o rio Lo em sua barcaça quando uma pequena tartaruga emergiu das águas deixando a mostra sua carapaça. O imperador percebeu que cada uma das nove placas continha um determinado numero de pontos que, em qualquer direção em que fossem contados, somavam quinze no total. Assim surgiram os quadrados Mágicos.




 
SENHA 4 CORES

Jogo muito divulgado por Lino de Macedo, excelente para clínica
Idade: a partir de 6 anos
Descrição: Jogo das Quatro Cores foi criado em 1852, por Francis Guthrie, que percebeu que a maioria dos mapas dos atlas era pintada com quatro cores, respeitando-se o critério de não pintar dois países vizinhos com a mesma cor. Assim, Francis pediu a seu irmão, Frederick, que, como ele, era um aluno da Universidade de Londres, que demonstrasse matematicamente o teorema de que quatro cores bastariam para colorir qualquer mapa sem que as regiões vizinhas tivessem a mesma cor. 







MOSAICO

Idade: a partir de 6 anos
Descrição: A beleza dos desenhos mostrado pelos artistas e decoradores da cultura islâmica em obras de arte e arquitetura é muitas vezes feito de pedaços de ladrilhos incrustados em uma superfície plana. Esta forma de incrustação é chamada de mosaico e a partir de estruturas simples pode produzir dezenas de diferentes padrões simétricos, estimulando o senso estético e a familiarização com as formas geométricas.



 
PENTAMINÓS

Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Este é um típico representante da Geometria Plana e sem dúvida um de seus mais intrigantes desafios, pois sua solução é bastante interessante devido ao número de possibilidades de fazê-lo, totalizando nada menos que 2339 soluções diferentes. Pentaminos foi criado pelo americano Salomon W. Golomb em 1953.





 
CUBO SOMA

Idade: a partir de 6 anos
Descrição: O Cubo - Soma deve sua origem ao dinamarquês Piet Hein, matemático e poeta. O próprio Piet teve uma vida interessante: durante a invasão alemã, iniciada em 1940, durante a 2ª Guerra, ele fez parte do movimento de resistência da Dinamarca, tendo se tornado um herói de guerra.





TORRE DE NARA

Idade: a partir de 7 anos
Descrição: A Torre de Nara é um jogo bastante atraente. Trata-se de quatro hastes unidas em sua base e de várias peças parecidas com as do cubo soma, que devem ser encaixadas na base, um bom jogo tridimensional, nível difícil. Bom para ser usados com adolescentes.








RUÍNAS

Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Há mais de 500 anos o povo Inca elaborou gigantescas obras arquitetônicas, por vezes verdadeiras cidades utilizando imensas massas sólidas de rocha, algumas pesando algo como 200 toneladas, transportadas montanha acima ainda não se sabe como. Os construtores Incas cortaram estes blocos maciços de forma tão precisa que não necessitavam de cimento para uni-los. Este jogos se baseia na arquitetura Quechua para produzir um verdadeiro desafio de lógica na terceira dimensão.



 
SHISIMA

Idade: a partir de 6 anos
Descrição: As crianças da parte ocidental do Quênia, um país do leste africano, jogam este jogo de três alinhados chamado Shisima, que em sua língua natal significa “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas d’água, que são insetos muito rápidos. É com esta mesma agilidade que os bons jogadores movimentam suas peças. (Regras acompanham o jogo)



 
OTHELLO

Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Este jogo teria aparecido por volta de 1880, em Londres, de origem desconhecida. Porém em 1968, Goro Hasegawa criou o que seriam as regras modernas, passando a chamá-lo de "Othello", e registrou esta versão. Citam-se alguns outros jogos com regras parecidas: entre eles este Reversi elaborado por Lewis Waterman, que era jogado sobre um tabuleiro de 8x8 quadrados que é, ao que parece, o tabuleiro que hoje sobrevive. (Regras acompanham o jogo)




 
NIM

Jogo de estratégia rápido e inteligente.
Idade: a partir de 8 anos
Descrição: Este é um brinquedo popular para dois jogadores, derivado de um jogo de apostas muito antigo, o Fan Tan chinês. Baseado em princípios de antecipação e estratégia. O NIM é um autêntico representante dos jogos de "boteco", jogado originalmente com palitos. Sua estrutura lógica é formidável, dada a sImplicidade das regRas e proporciona um embate intelectual verdadeiro. (Regras acompanham o jogo)




 
CILADA

Jogo de estratégia que tanto crianças como adolescentes gostam muito
Idade: a partir de 6 anos
Descrição: Conta a história que durante a guerra franco-prussiana houve uma nevasca gigantesca e assim os exércitos inimigos ficaram separados sem poder dar continuidade à luta. Foi aí que os soldados franceses criaram esse passa-tempo para se distrair nos intervalos entre os combates, posteriormente a dinâmica do jogo foi utilizada como base para uma certa linha de pesquisa que culminou com um prêmio Nobel de economia dado ao matemático John Nash. (Regras acompanham o jogo)



 
 
CURRAL

Este é um jogo que tanto crianças como adolescentes adoram e se divertem muito. É um jogo de estratégia que ajuda desenvolver também a concentração.
Idade: a partir de 6 anos
Descrição: Este é um genuíno jogo abstrato de estratégia que possui regras muito simples, e pode ser jogado por crianças e adultos. Cada partida dura em torno de 10 minutos e permite uma série de movimentos estratégicos cruciais que levam a uma excitante corrida no final. (Regras acompanham o jogo)




 
  
Mancala

Excelente jogo para quem deseja trabalhar o raciocínio lógico, planejamento, antecipação, concentração.
Idade: a partir de 7 anos
Descrição: A palavra mancala origina-se do árabe e significa mover. A sua origem mais provável é o Egito e a partir do Vale do Nilo, teriam se expandido para o restante do continente, sendo o jogo associado a ritos mágicos e sagrados. O mancala não é um jogo de sorte, mas exclusivamente voltado para o raciocínio lógico. A distribuição das sementes a cada jogada está relacionada com os conceitos de tempo e espaço e quanto melhor um jogador define a seqüência de movimentos, maior o aproveitamento de uma jogada. 
O material é constituído de 36 sementes e de um tabuleiro retangular contendo 14 cavidades, sendo duas fileiras de 6 casas cada uma e duas maiores que servem de reservatório (oásis). Jogo de estratégia para dois jogadores tendo como finalidade colocar o maior número de sementes no seu oásis, quem conseguir é o vencedor. (Sugestão: use sementes de feijão branco). (Regras acompanham o jogo)
 



 
  
Quarto
Você não pode deixar de ter este maravilhoso jogo na sua clínica. É excelente para quem deseja trabalhar concentração, classificação, antecipação.
Idade: A partir de 7 anos
Descrição: O Quatro brinca com sua capacidade de considerar diversos parâmetros concomitantes,  com ordem e critério e foi criado por na França, em 1985. Naquele mesmo ano, esse jogo foi premiado em diversos concursos por se tratar de uma idéia realmente genial. Além disso, sabe-se que ainda ganhou prêmios em outros países da Europa e nos Estados Unidos.
Consta de um tabuleiro com 16 furos e igual número de peças em formatos variados. Jogo para dois jogadores, lembra o jogo da velha no qual quem fechar primeiro uma coluna com alguma das variadas características (alto, baixo, branco, marrom, triângulo, quadrado, com furo) é o vencedor. (Regras acompanham o jogo)


 



 




Resta 1 ou solitário


Este é um jogo bastante utilizado em clínicas ajudando a desenvolver antecipação, planejamento, concentração, domínio espacial, raciocínio lógico. 


Idade: a partir de 6 anos


Descrição: O jogo Resta 1 ou Solitário é conhecido em todo o mundo e há diversas histórias sobre sua origem. Consta no dicionário de jogos que Ovídio, poeta da antiguidade, já mencionava um jogo de paciência semelhante ao Solitário.  Em outro registro existente, uma carta de 1716, o filósofo e matemático Liebniz exaltava as virtudes desse passatempo, recomendando-o como uma boa forma de exercitar o raciocínio.
Consta de um tabuleiro com cavidades, 36 peças para ocupar as cavidades e é jogado por uma pessoa de cada vez. Tem como finalidade ir comendo as peças até que se reste apenas uma peça. (Regras acompanham o jogo)








 

1 comentário:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Estes jogos são maravilhosos! Já trabalhei com o tangran e agora vou para o mancala. Como dia 20 é dia da Consciência Negra, nada mais gostoso, produtivo e inovador do que trabalhar um jogo africano. Parabéns pelo post!!

Abraços!