Rir faz bem

O poder terapêutico do bom humor

 
Recentemente, em vista de várias descobertas encorajadoras, médicos e psicólogos começaram a investigar mais intensamente o efeito terapêutico do senso de humor e dos momentos de alegria.
O resultado disso são estudos que mostram inúmeros benefícios que a risada pode trazer para a saúde das pessoas.
Encarar a vida com bom humor fortalece a mente e o corpo, tornando-nos mais aptos para enfrentar situações de crise. Uma boa gargalhada, por exemplo, causa relaxamento e diminui a sensibilidade à dor, com a liberação de endorfina na corrente sanguínea.
Para o jornalista americano Norman Cousins não existia nenhum analgésico melhor do que assistir a uma apresentação da banda Blues Brothers, fundada em 1978, pelos comediantes Dan Aykroyd e John Belushi (Os irmãos cara de pau).
Morto em 1990, ele sofreu durante anos de artrite reumatóide, uma inflamação crônica e extremamente dolorosa das articulações da coluna vertebral. Aparentemente, nada conseguia diminuir o seu sofrimento sem efeitos colaterais desagradáveis – com exceção das piadas da dupla de humoristas.
Dez minutos de riso aberto agraciavam Cousins com aproximadamente duas horas livres de dor. Surpreendentemente, ele conseguiu conter a reação infecciosa de seu corpo.
Em seu livro Anatomy of an Illness (Anatomia de uma doença) Cousins conta o sucesso do tratamento pelo riso auto-prescrito.
Recuperado, engajou-se como pesquisador na Universidade da Califórnia em Los Angeles, especializando-se no estudo do humor. Cousins acreditava que a alegria não apenas protege contra doenças físicas e psíquicas, mas também pode curá-las.
Assim como ele, especialistas e projetos no mundo inteiro estão provando que rir é realmente um ótimo remédio.
Estudos mostram que o tônus muscular continua reduzido até 45 minutos após um ataque de riso, ou seja, rir tem efeito relaxante. A concentração do hormônio do stress, o cortisol, no sangue também é reduzida quando as pessoas estão alegres. Como um nível permanentemente elevado de cortisol enfraquece a defesa imunológica, é possível concluir que a alegria pode proteger contra doenças.
Aqui no Brasil, a ONG Doutores da Alegria trabalha a mais de quinze anos na recuperação de crianças internadas, levando para os hospitais alegria, humor e diversão através da arte do palhaço.
“A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda”, afirmam os Doutores.


Fontes: Mente e Cérebro / Methodus / Doutores da Alegria 





 

Sem comentários: