Atividades com blocos lógicos

Para iniciar o trabalho com Matemática, os blocos lógicos são bem vindos. Este é um recurso rico para desenvolver algumas habilidades matemáticas.
Primeiramente apresentar o material e deixar que as crianças manipulem à vontade. Apresentar as peças, pedir que desenhem em uma folha. Após isso  inserir jogos com diferentes graus de dificuldade. Como os sugeridos a seguir:

1 - BINGO


Material: cartela com os desenhos dos blocos lógicos, escolhidos pelas crianças.

Cada criança recebe uma cartela, desenha e pinta as peças que quiser. Após isso a professora sorteia uma peça do bloco lógico e as crianças marcam um "x" caso tenham a peça desenhada na cartela.

2 - SOPÃO

Material: Uma vasilha (panelão) e os blocos lógicos.
As crianças sentam em volta do panelão, para preparar a sopa. A professora vai dando instruções sobre quais ingredientes precisa para a sopa, exemplo: 
"Quem tem um nabo grande e amarelo?"
"Quem tem um pimentão vermelho e pequeno?", e assim por diante. O aluno que tiver as peças pedidas vai colocando no panelão, a professora mexe e prova a sopa, sempre pedindo mais ingredientes até que todos participem.

3 - O MESTRE MANDOU...

Material: uma peça de bloco lógico para cada criança
As crianças sentam em círculo. Distribuir uma peça do bloco lógico para os alunos. A professora deve sentar no centro do círculo e solicitar que os alunos que tiverem a peça pedida também sentem Pode-se começar com um atributo e depois ir dificultando mais, exemplo: venha para o círculo quem tiver uma peça azul, venha para o círculo quem tiver um quadradro azul e assim por diante.


2 comentários:

Unknown disse...

Olá, sou professora e estou em uma dereção de escola,estou procurando algo que me ajude para a primeira reunião de professores e nessa pesquiza,encontrei essa maravilha,estou encantada. parabéns pelo trabalho. Parnamirim/RN

Unknown disse...

oi!!!!!sil sou estagiaria em marialva estou fazendo magisterio pois amo o meu serviço e fiz um pesquisa sobre vc e gostei muito!!!!1é de professoras como vc que a educação precisa !!!!!!!!parabens!!!!!!