Importância do brincar


Saiba o que cada brincadeira desenvolve em seu aluno



Amarelinha

Noções de seqüenciação numérica, conhecimento dos 
números de 1 a 10, equilíbrio e exercita a memória.




Vivo ou morto

Atenção, observação, exercita o corpo por meio dos 
movimentos da brincadeira.




Cantigas de roda

Desenvolve a linguagem, atenção e memorização, se a 
cantiga for junto com a roda, a criança desenvolve 
noções de lateralidade e tempo.




Pega-pega

Movimento,socialização, linguagem.



Esconde-esconde

Contagem de números, memorização, socialização, 
criatividade,movimento.




Contação de histórias

A criança que escuta histórias seja ela contada pelo 
educador ou pela família, é uma criança mais criativa, 
esta aprenderá a valorizar a leitura, desenvolverá mais a 
memória e a linguagem,  sempre ao término da 
história é interessante o adulto sugerir que a criança 
reconte a mesma com suas palavras ou que crie uma 
nova história.




Brincar com água

Toda criança gosta de brincar com água e o educador deve aproveitar essa brincadeira para desenvolver noções de quantidade, explorar o que é cheio e vazio.




Faz de conta

A criança que reproduz na brincadeira o que aprende no
convívio com os adultos, como por exemplo, ao brincar 
de bonecas a menina reproduz falas ditas pela própria 
mãe, a criança esta desenvolvendo vários aspectos 
importantes para o seu desenvolvimento em uma 
simples brincadeira, como a linguagem, memorização, 
criatividade etc.
Quando uma criança brinca de faz de conta, o adulto não
deve repreendê-la e se ela solicitar deve participar da 
brincadeira.




Mímica


Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade
de expressão corporal, criatividade e socialização.



Estátua


Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade 
de expressão corporal,criatividade e socialização.





Blocos lógicos

 Os blocos lógicos podem ser explorados para o 
desenvolvimento dos processos mentais que auxiliará na
compreensão do conceito de números.
Podemos trabalhar com os blocos classificação, 
sequenciação etc.




Monta-monta

O monta-monta serve para desenvolver a criatividade, a 
coordenação motora e pode ser explorado também em 
classificação por cores, tamanhos e formatos.



Massinha de modelar

Desenvolve a criatividade e coordenação motora.



Caça ao Tênis

Objetivo: habilidade manual, atenção e Aprender a calçar os tênis.
A partir de: 3 anos
Material: Tênis
Em equipe: Pedir para tirarem os tênis e por em um local centralizado a alguma distancias. Se tiver um número grande de crianças separar em duas ou mais equipes em filas e somente os primeiros da fila , ao sinal irão procurar e calçar os seus tênis, e assim que conseguir calçá-los vão ao próximo da fila bate na mão e o 2º assim faz a mesma coisa, a equipe que for mais rápida ganha.
  



Festa das Cores

Objetivo: Conhecer Cores, Formas, Memória e Atenção
A partir de : 3 anos
Material: objetos coloridos, fichas de cores, lápis de cor, desenhos fica a critério...
Coloque todos os objetos falando as Formas, seu nome e cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama a criança, e você diz o objeto e a criança tem que se lembrar da cor, ou diz uma cor e a criança fala o objeto. Faça isso várias vezes.



Seguir Sombras

Objetivo: Localização e Espaço-temporal
A partir de: 3 anos
Material: Nenhum
Em pares, um deles tenta seguir o outro pisando na sombra do colega.





Agacha e levanta

 Objetivo: Movimentação e Atenção
A partir de: 3 anos
Material: nenhum

Você faz uma fila com as crianças, depois que formar você diz agachar ou levantar, quem fizer direito continua, assim quando todos conseguirem recomeça a brincadeira.
   



Contar Histórinhas com Fantoches

Objetivo: Criatividade, Atenção visual
A Partir de: 2 anos
Material: Meias Coloridas,Fantoches,enfeites diversos.






Sem comentários: