Saiba o que cada brincadeira desenvolve em seu aluno
Amarelinha
Noções de seqüenciação numérica, conhecimento dos
números de 1 a 10, equilíbrio e exercita a memória.
Vivo ou morto
Atenção, observação, exercita o corpo por meio dos
movimentos da brincadeira.
Cantigas de roda
Desenvolve a linguagem, atenção e memorização, se a
cantiga for junto com a roda, a criança desenvolve
noções de lateralidade e tempo.
Pega-pega
Movimento,socialização, linguagem.
Esconde-esconde
Contagem de números, memorização, socialização,
criatividade,movimento.
Contação de histórias
A criança que escuta histórias seja ela contada pelo
educador ou pela família, é uma criança mais criativa,
esta aprenderá a valorizar a leitura, desenvolverá mais a
memória e a linguagem, sempre ao término da
história é interessante o adulto sugerir que a criança
reconte a mesma com suas palavras ou que crie uma
nova história.
Brincar com água
Toda criança gosta de brincar com água e o educador deve aproveitar essa brincadeira para desenvolver noções de quantidade, explorar o que é cheio e vazio.
Faz de conta
A criança que reproduz na brincadeira o que aprende no
convívio com os adultos, como por exemplo, ao brincar
de bonecas a menina reproduz falas ditas pela própria
mãe, a criança esta desenvolvendo vários aspectos
importantes para o seu desenvolvimento em uma
simples brincadeira, como a linguagem, memorização,
criatividade etc.
Quando uma criança brinca de faz de conta, o adulto não
deve repreendê-la e se ela solicitar deve participar da
brincadeira.
Mímica
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade
de expressão corporal, criatividade e socialização.
Estátua
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade
de expressão corporal,criatividade e socialização.
Blocos lógicos
desenvolvimento dos processos mentais que auxiliará na
compreensão do conceito de números.
Podemos trabalhar com os blocos classificação,
sequenciação etc.
Monta-monta
O monta-monta serve para desenvolver a criatividade, a
coordenação motora e pode ser explorado também em
classificação por cores, tamanhos e formatos.
Massinha de modelar
Desenvolve a criatividade e coordenação motora.
Caça ao Tênis
Objetivo: habilidade manual, atenção e Aprender a calçar os tênis.
A partir de: 3 anos
Material: Tênis
Em equipe: Pedir para tirarem os tênis e por em um local centralizado a alguma distancias. Se tiver um número grande de crianças separar em duas ou mais equipes em filas e somente os primeiros da fila , ao sinal irão procurar e calçar os seus tênis, e assim que conseguir calçá-los vão ao próximo da fila bate na mão e o 2º assim faz a mesma coisa, a equipe que for mais rápida ganha.
Festa das Cores
Objetivo: Conhecer Cores, Formas, Memória e Atenção
A partir de : 3 anos
Material: objetos coloridos, fichas de cores, lápis de cor, desenhos fica a critério...
Coloque todos os objetos falando as Formas, seu nome e cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama a criança, e você diz o objeto e a criança tem que se lembrar da cor, ou diz uma cor e a criança fala o objeto. Faça isso várias vezes.
A partir de : 3 anos
Material: objetos coloridos, fichas de cores, lápis de cor, desenhos fica a critério...
Coloque todos os objetos falando as Formas, seu nome e cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama a criança, e você diz o objeto e a criança tem que se lembrar da cor, ou diz uma cor e a criança fala o objeto. Faça isso várias vezes.
Seguir Sombras
Objetivo: Localização e Espaço-temporal
A partir de: 3 anos
Material: Nenhum
Em pares, um deles tenta seguir o outro pisando na sombra do colega.
A partir de: 3 anos
Material: Nenhum
Em pares, um deles tenta seguir o outro pisando na sombra do colega.
Agacha e levanta
A partir de: 3 anos
Material: nenhum
Você faz uma fila com as crianças, depois que formar você diz agachar ou levantar, quem fizer direito continua, assim quando todos conseguirem recomeça a brincadeira.
Contar Histórinhas com Fantoches
Objetivo: Criatividade, Atenção visual
A Partir de: 2 anos
Material: Meias Coloridas,Fantoches,enfeites diversos.
Sem comentários:
Enviar um comentário