Objetivos• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
Formulação dos Problemas• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma
Material• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
Formulação dos Problemas• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma
Material• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
Temas Transversais
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Educação Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa. Vários desenhos Aqui.
Educação Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador/ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme) / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.
Português - O Hino Nacional
•A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
•Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
•Música da Copa;
•Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
•Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
•Livros de literatura infantil (a verificar);
•Entendimento e ilustração;
•Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
•Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
•Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
•Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;
Matemática:
•Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
•Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
•Os reservas da seleção (função)
•Agenda da copa
•Análise do placar dos jogos do Brasil
•O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
•Liga pontos.
História e Geografia:
•História das Copas
•Sede da Copa
•Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
•Localização no mapa da sede da Copa
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
•A Bandeira Brasileira
•As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
•As bandeiras dos demais países
•Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
•Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
•O respeito às demais seleções
•Reforçar o espírito patriótico
•Retrospectiva das Copas
Ciências:
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
•O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
•Os valores nutricionais de alguns alimentos;
•Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
•Montar com as crianças um cardápio
•Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões:
•Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
•Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc
Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica - regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network - tv a cabo.
Português - O Hino Nacional
•A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
•Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
•Música da Copa;
•Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
•Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
•Livros de literatura infantil (a verificar);
•Entendimento e ilustração;
•Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
•Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
•Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
•Leitura de noticiários diários - textos jornalísticos;
Matemática:
•Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)
•Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
•Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
•Os reservas da seleção (função)
•Agenda da copa
•Análise do placar dos jogos do Brasil
•O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
•Liga pontos.
História e Geografia:
•História das Copas
•Sede da Copa
•Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
•Localização no mapa da sede da Copa
•Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
•A Bandeira Brasileira
•As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
•As bandeiras dos demais países
•Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
•Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
•O respeito às demais seleções
•Reforçar o espírito patriótico
•Retrospectiva das Copas
Ciências:
•A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
•O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)
•O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
•Os valores nutricionais de alguns alimentos;
•Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
•Montar com as crianças um cardápio
•Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões:
•Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
•Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc
Sem comentários:
Enviar um comentário