Para formar adultos pacíficos devemos começar com amor e limites

Em síntese, a reflexão que a educadora Cybele Meyer levantou em Seu filho é agressivo? trata do desejo e preocupação em formar adultos pacíficos. Creio que, em última análise, este é um dos maiores desejos dos pais, tanto para seus filhos quanto para os filhos dos outros, não é mesmo?
Para evitar que a criança seja violenta podemos tomar algumas atitudes do conhecimento geral:
* Lembrar que o afeto constrói a confiança entre pais e filhos e que o apoio emocional se mostra até nas nossas posturas quanto às tarefas da escola e à interação com amigos deles.

* Definir regras e cuidar para que sejam cumpridas garantirá que eles saibam dos direitos e deveres que todos os seres humanos têm em sociedade e deixar claro, em atitudes firmes e amorosas, que comportamentos corretos são valorizados e haverá alguma perda se as regras estabelecidas são quebradas.

* Com amor e limites, ambos demonstrados numa postura firme nas quais os pais também se lembram de respeitar “os combinados”, a  criança se sentirá segura para agir corretamente também, pois ela aprende pelo exemplo. Evite que o cansaço e as variações de humor não podem ser motivos para mudar todo dia regras acertadas no convívio familiar.

* Claro que, como humanos, às vezes perdemos o controle – e isso é normal – mas é possível evitar (ao máximo) gritar, xingar e bater e acusar a criança de coisas que não dependem dela ou que ela não poderia mudar. E aqui entra outro modelo exemplar que vale manter na presença das crianças: cuide da relação que você vive com seu cônjuge, se for discutir algo, tente fazer sempre longe dos filhos.

* Acima de tudo, guarde esta máxima: ame seus filhos pelo que eles são  e não deixe de ter mente que os filhos não vêm ao mundo para preencher nossas expectativas.


Gif
 


1 comentário:

Tia Rafaela!!!! disse...

oi tem selinho pra vc vem pegar!!