Tópicos importantes sobre o brincar para a Educação Infantil
- Através do brincar a criança desenvolve seu pensamento, descobre-se, vislumbra a possibilidade de criar e vivenciar novas situações - brincando ela busca interação com o mundo adulto.
- Jogos atuais são cada vez mais específicos (trabalham apenas com certa área ou com certa conduta), limitando a representação que o brincar tem no desenvolvimento cognitivo de uma criança.
- A brincadeira deve ser livre e prazerosa para que incorpore a criança como protagonista.
- O jogo como estratégia de ensino é um comprometimento integral da criança numa atividade que une interesse, prazer e conhecimento.
- O jogo é uma característica do comportamento infantil - sempre.
- A criança utiliza o jogo, individualmente ou em grupos, através do corpo, palavras, objetos, desenhos e gestos.
- Ao brincar, a criança constrói o conhecimento de si própria, das relações humanas (socialização) e de como as coisas funcionam e se caracterizam.
- O professor deve contribuir, enriquecendo e problematizando de maneira a solicitar da criança sua plena atuação dentro da situação - ela se tornará elemento ativo do processo ensino-aprendizagem.
- Todo e qualquer tipo de atividade na Educação Infantil pode se desenvolver através de jogos.
- Piaget classifica os jogos em 3 grupos: exercício, simbólicode regras. e
- O desafio, o inesperado, a competição, as regras e o arbitrário são elementos encontrados constantemente no trabalho pedagógico, mas que também estão presentes nos jogos. FONTE:http://tianescau.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário