Por que ler para bebês?

POR QUE algumas crianças desenvolvem o amor pela leitura e outras não? 
Por que umas falam cedo e outras demoram? 
As respostas estão ligadas ao estímulo que os bebês recebem quando bem novinhos, inclusive a leitura, como mostra este excelente artigo publicado pelo site Kids Health for Parents.
“Você deve se perguntar quais são os benefícios de ler para o seu bebê se ele não entende o que você está lendo. Mas você esperaria que seu filho pudesse entender o que diz antes de começar a falar com ele? E você também não deixaria de cantar pra ele até que pudesse cantar sozinho ou brincar até que ele pudesse brincar sozinho. Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro. 
Portanto, ler em voz alta para o seu pequeno é uma atividade maravilhosa que você pode compartilhar  com ele desde já e por  muito mais tempo. A leitura  ensina a comunicação básica , introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir.  Acredite ou não, quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da sua língua materna. Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala. 
Quando você lê, ele percebe suas emoções e sons expressivos, isso ajuda o desenvolvimento emocional. 
A leitura também o convida a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que você faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. Mas talvez a razão mais importante da leitura para o bebê seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros. Ler para ele demonstra que a leitura é importante.” 

  Gif

1 comentário:

Morbid_Angel disse...

Oi Sil. Olha, disso eu naum posso de forma alguma reclamar. Comecei a falar com nove meses TUDO e acredito q tenha sido por estimulo do meu pai, q sempre, sempre dediko a mim mta cultura, ele q me incentivou a leitura, me alfabetizei com 5 anos de idade, como sou descendente, jah falava portugues e alemaum desde pequeno, msm misturando tdo, rs. Hj sou mto interessado em idiomas, aprendi ingles assim q entrei na escola, estudo frances e espanhol, mas como ocorreu tdo isso, ocorreu pq meu pai sempre me estimulou a leitura, minha mae sempre contava historias e todas estas coisas influenciam e mto. Achei mto triste ao ler uma reportagem esses dias dzendo q nosso pais eh um dos "pioneiros" entre universitarios q naum leem. E eu me preocupo em q especie de profissionais estaum formando...
Parabens pelo teu blog, jah to te seguindo.

http://anovacela.blogspot.com

Abracos e bom domingo.