INDICAÇÃO: 6º ao 9º ano, de acordo com o aprofundamento dado. Podendo ser adaptado a alunos menores e maiores.
CONCEITO-CHAVE: Texto/Contexto; linguagem verbal/não-verbal
OBJETIVOS:
•Perceber a charge como unidade textual de sentido completo.
•Perceber a charge como unidade textual de sentido completo.
•Trabalhar a correlação texto/contextual, imprescindível para compreensão da mensagem contida na charge.
•Ler criticamente a mensagem da charge, principalmente nos seus aspectos de crítica, sátira e paródia.
•Analisar a inter-relação texto verbal (esporádico) x texto não-verbal (constante) presentes na charge, enquanto elementos intensificadores de seu aspecto crítico.
•Identificar o caráter da mensagem eminentemente sintética da charge.
•Produzir textos estrutural funcionalmente semelhantes aos analisados.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Parte: Análise do material:•Ler as charges.
•Decodificar as mensagens, correlacionando-as aos fatos que as inspiraram.
•Observar os elementos que constituem as charges (verbais e não-verbais) e classificá-las segundo apresentem apenas desenho, ou desenho e texto verbal, separando-as nesses dois tipos.
•Analisar, primeiramente, as que fazem uso exclusivo de elementos não-verbais, com ênfase nos aspectos que conferem humor e mordacidade ao texto.
•Fazer o mesmo com as que apresentem elementos verbais levando-se em conta, porém, a dimensão que a parte escrita assumirá no texto.
•Elaborar quadro sinótico, listando os elementos encontrados nas charges analisadas.
•O professor deve levar vários exemplos de charges para a sala de aula.
•Chamar a atenção para o fato de que principalmente no caso da charge de caráter político, conhecer o fato que a originou é imprescindível para sua compreensão.
•Observar a presença obrigatória do elemento não-verbal, e esporádica do verbal.
•Observar que os elementos de ruptura que conferem o tom crítico-humorístico à charge podem ser de vários tipos. Por exemplo: exagero nos traços de pessoas retratadas (em processo semelhante à caricatura) ou introdução de elementos inusitados naquele texto.Ao fim desta atividade, apresentar três exemplos de charges que jogam diferentemente com seus elementos constitutivos.
Texto 1: Charge sem palavras.
Texto 2: Elemento verbal sobrepondo-se ao não-verbal – residindo humor nas falas dos personagens.
Texto 3: Correlação perfeita palavras/ilustração.
As falas só assumem sua real dimensão se levarmos em conta o contexto em que são produzidas.
ELEMENTOS | |
Não-verbais | Verbais |
- caricaturas de pessoas famosas reforçando aspectos de sua conduta,caráter ou físico. - cenário – contexto - etc | - diálogos -legendas -slogans - desvios e/ou rupturas de sentido - etc |
2ª parte: Produção (individual ou em grupo):•Procurar, em jornais ou revistas, notícias curtas, de caráter geral ou político, cujo tema se preste a ser retomado através de uma charge.
•Elaborar a charge, lançando mão dos elementos do quadro sinótico.
•Mostrar à turma a charge elaborada, para que seja avaliada sua adequação e alcance crítico em relação ao tema escolhido.
•Mostrar painel onde sejam mostradas lado a lado as charges produzidas e as notícias que as inspiraram.
VARIANTES:•Formar equipes.
•Trazer para a sala de aula, em data pré-acertada:- Exemplos de charges de diferentes autores atuais e temas (de políticos, de artistas, de ocorrências, críticas à situação do país, etc) pesquisados em revistas e jornais.
- Se possível, trazer charges lançadas à época de fatos marcantes da História.
- A própria turma julgará a adequação do material trazido para o cumprimento da tarefa.
- Será considerada "vencedora" a equipe que apresentar maior variedade de autores e de temas.DICA:
Pode-se também pesquisar e interpretar charges animadas em vídeos, disponíveis na internet e propor aos alunos que busquem diferentes maneiras de apresentar charges criadas por eles.
Avaliação:
Avaliar o desempenho global dos alunos continuamente a partir de observações, das atividades nas aulas, da participação na construção de novos conceitos, levantamento de hipóteses e manipulação dos materiais;
Observar as atitudes de responsabilidade, cooperação e organização dos alunos.
Para refletir:
Triste realidade retratada na
charge de Maurício Ricardo
1 comentário:
Este ano estou trabalhando com o 5° ano, mais continuo sempre buscando novidades aqui no Blog, adorei o projeto com charges e logo irei usar.
Tem selinho para você no blog.
Olha estou abrindo um espaço para postar artigos dos colegas,
Envie por email e logo estará sendo divulgado no blog
Beijosssssssssssss
Obrigada por estar dividindo comigo este espaço virtual
http://professorinhamuitomaluquinha.blogspot.com/2011/04/50000-visitas-que-sonho.html
Enviar um comentário