O poder do AMOR


Crianças
difíceis? ou ....

um difícil desafio?

Quantos de nós, diariamente, no nosso mundo, que chamamos de jardim de infância, enfrentamos o desafio de trabalharmos com crianças "difíceis"?
Crianças que nos desafiam, que "mexem com o nosso interior", que nos fazem chorar e que nos fazem sentir incapazes e inúteis...


* Vou partilhar aqui um episódio, que se passou no nosso jardim de infância (comigo e com uma criança "difícil").


* O Francisco (nome fictício), é uma criança, vista por todos com um comportamento considerado perturbador, difícil de "aturar" como todos referem, incluindo a família. Na verdade, quando ele está presente na sala da sua faixa etária, é muito difícil manter a calma e a tranquilidade, dificultando o trabalho do grupo, pois o seu comportamento é facilmente reproduzido por todos os outros elementos e muitas vezes é o Francisco que incentiva directamente as outras crianças a alterarem o seu comportamento e linguagem. Confesso, que muitas vezes, desejei que o Francisco pertence-se a outra sala qualquer, menos a minha, pois já tinha tentado todas as estratégias e mais alguma para conseguir mudar o seu comportamento, sem resultados...pensei em desistir...um dia, foi o próprio Francisco que depois de eu ficar muito zangada com ele por mais um mau comportamento, disse: "Marta, eu já não aguento mais!!", mostrando-se cansado das suas próprias atitudes...


*Na verdade, isto fez-me pensar...temos que mudar isto, eu e ele, os dois!!


* No dia seguinte, depois de eu reflectir sobre isso, lembrei-me que já tinha experimentado todas as estratégias, menos uma...o colo, o abraço, as festas, o carinho....mesmo que eu não tivesse muita vontade de o fazer, mesmo, com todas as suas traquinices.
Decidi, também, não falar mais sobre o seu mau comportamento e nem deixar os outros falarem.
Nesse dia foi um grande desafio para mim, mas o Francisco foi-se acalmando durante o dia, pela minha insistência de o manter sempre perto de mim e assim, que tinha oportunidade, dava-lhe colo e fazia-lhe muitas festas.
Na hora do dormir, fui deitá-lo e fiz-lhe algumas festas, mas interrompi, porque fui deitar as outras crianças do grupo e quando terminei, o Francisco pediu: "Marta, faz-me mais festas!!" Chorei, sem ele perceber, fiquei lá, até ele adormecer. Adormeceu segurando na minha mão. Orei, para que o Francisco crescesse sem marcas negativas na sua personalidade e que a benção de Deus estivesse sempre presente na sua vida, livre de qualquer tipo de estigmatização.


* Sinto-me envergonhada, porque não tive esta atitude mais cedo, apesar de saber que era a melhor e a verdade é que preciso de coragem para continuar neste processo.


* Precisamos estar atentos a crianças aprisionadas, estigmatizadas pela família e sociedade, crianças incapazes de se salvarem da situação em que se encontram, que não têm ninguém que olhe por elas, atormentadas pelo destino, crianças que clamam por paz no seu interior.

Visitando blogs, encontrei um onde tinha esse relato da professora, mas infelizmente ela não posta mais, esse depoimento foi postado em 2007, por isso nem citarei a fonte.
Acho que não existe uma só professora que não tenha vivido algo semelhante. É difícil ter uma criança assim na sala, onde muitas vezes é uma classe numerosa, mas nunca podemos nos esquecer do lado da criança. Ela também sofre, e grita por ajuda e nós muitas vezes não conseguimos enxergar isso. Eu sempre digo:
- E se fosse filho seu, gostaria que o tratasse dessa forma?
Ninguém nos obriga a ficar dentro de uma sala de aula, se estamos vamos fazer a coisa bem feita, vamos dar AMOR, semear o bem, dar bom exemplos, aqueles que serão o FUTURO do nosso país.
Que bom que essa professora não desistiu.
Platão dizia: "Há razões que a própria RAZÃO desconhece...
Afinal há coisas que não podemos comprar, não é que sejam de elevado preço e portanto, temos que ter dinheiro para as adquirir, mas porque são de elevado valor humano, são preciosas, doces, faz bem ao carente, alegrando e satisfazendo a sua necessidade interior. E as crianças de um modo geral hoje, são as grandes vítimas dessa falta de aconchego, de carinho, de beijos.

Acho que para resolver situações semelhantes não há nada melhor que Afeto, Carinho, Amizade, Amor!

2009 está ai, vamos fazer desse ano o melhor de todos, dando aos nossos alunos todo o nosso afeto, carinho e no final a recompensa será muito maior.









recados orkut

1 comentário:

Suzaninha disse...

Que experiência heim amiga! Eu louvo a Deus pela sua vida e de tantas mestras de ensino. Você é a mãe deles quando estão com você. Eles sentem amor, carinho, saudades e se apegam muito fácil. Basta falar com carinho e dar beijinho, que eles já se apaixonam. Eu amo crianças, tenho três filhas, uma já é adolescente e são umas bençãos, somos amigas. Fiz um trabalho voluntário uma vez pra escola, eu tinha + ou - uns 17, fiquei por uma semana tomando conta de uma sala com crianças pequeninas, por que a professora estava com prolemas de saúde. E aí eu fiquei ali fazendo tarefinhas, brincando... Você acredita que elas tomaram um apego tão grande a mim, pois é, e foi uma só semana. Por muito tempo me chamavam de tia, passavam pela rua onde moro e diziam: oi tia, onde me viam me chamavam de tia, todos da escola ficaram impressionados como foi que aquelas crianças em tão pouco tempo se apegaram a mim daquele jeito, e eu nem era pof.. Mas é isso, o carinho, a compreenção e o cuidado que você passa pra elas é guardado na memória e nunca mais elas esquecem. Há crianças mal amadas, incompreendidas e rejeitadas nos seus lares, pelos adultos, as vezes até pelo irmão mais velho, o coleguinha e vários outros fatos que acarretam à diversos tipos de comportamento, tanto emocional, quanto no físico. Expressão também, quando desenham, e precisam de uma atenção dobrada, é preciso que a professora entenda-a e passe confiança, segurança e carinho para ela. E sem sombra de dúvidas Deus quando te deu esse dom minha amiga, sabia exatamente que você passaria por essa esperiência e quis assim, sabe por que? Por que Ele sabia que você era a pessoa certa para ajudar aquele garoto que precisava de uma segurança que só foi encontrada em você. Por que sem amor não se pode mudar o mundo e o rumo das coisas, sem amor, o que seria daquele que necessita de carinho, ajuda e compreenção? Você é bem aventurada pelo amor de Deus e eu vou interceder a Deus pra que ele te dê forças no seu trabalho e te dê graça para que você possa sempre vencer os desafios que aparecer pelo caminho. Eu deixarei um Salmo para a sua meditação que diz:
"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos." SL 91.11
Fica com Deus amiga.
Bijos!!!