Portfólio é uma estratégia importante para melhor conhecer e entender o progresso de cada aluno à medida que o tempo passa.
Coleção de variedades de trabalhos organizados para documentar o desenvolvimento da criança.
TIPOS DE PORTFÓLIO
1 - Portfólio Particular
2 - Portfólio de Aprendizagem
3 - Portfólio Demonstrativo
1 - Portfólio Particular
Compilação pessoal (registros pessoais do professor ou da criança)
2 - Portfólio de Aprendizagem
Utilizado para reflexão sobre a prática e comunicação com os pais
3 - Portfólio Demonstrativo
União do portfólio particular e de aprendizagem
É utilizado pela escola e por todos professores
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM
Contém:
Anotações, rascunhos e esboço preliminar de projetos em andamento, amostras de trabalhos e diário de aprendizagem da criança.
Esse material é de consulta da criança e do professor e pode ser guardado em arquivos com repartições ou guardados em prateleiras por ordem alfabética.
PORTFÓLIO DEMONSTRATIVO
É composto de amostras representativas de trabalhos que demonstram os avanços importantes da criança ou problemas persistentes.
Os pais também podem escolher itens para o portfólio demonstrativo.
No final do ano ele é apresentado para a professora da série seguinte.
Contém:
Fotografias, gravações, desenhos, cópias de relatos narrativos dos alunos, trabalhos artísticos, pesquisas, produções diversas e diários de aprendizagem.
PASSOS PARA MONTAGEM DE PORTFÓLIO
1 - Estabelecer uma política de portfólio;
2 - Coletar amostras de trabalhos;
3 - Tirar fotografias;
4 - Conduzir entrevistas;
5 - Realizar registros sistemáticos;
POLÍTICA DE PORTFÓLIO:
É um propósito definido e claro
É um conjunto de regras para a coleta dos itens a serem guardados (regras relacionadas com a missão, objetivos curriculares e programa de ensino da escola)
DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA
= É necessário:
* Conhecimento das crianças (individualmente);
* Conhecimento sobre o desenvolvimento infantil;
* Conhecimento de como a criança constrói o conhecimento;
* Conhecimento sobre diversidade.
= É necessário:
* Conhecer os propósitos da escola (missão e objetivos);
* Conhecer a proposta de trabalho para as crianças
(o que se pretende ensinar e o que se espera da criança)
ITENS DO PORTFÓLIO
+ Amostra de trabalhos;
+ Trabalhos artísticos;
+ Produtos de avaliação de desempenho;
+ Fotografias;
+ Diários de aprendizagem;
+ Registros escritos;
+ Entrevistas com a criança;
+ Registros sistemáticos;
+ Registros de caso;
+ Registros de reuniões de análise de portfólio;
+ Relatos narrativos.
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM
Nome: Professora:
Data: Ano/Série:
O que tenho aprendido:
O que quero Aprender mais:
Planejo Fazer:
Comentários do professor:
AMOSTRA DE TRABALHO
(Comentário da criança)
Nome: Data:
Trabalho:
Como fiz esse trabalho:
O que gosto nele:
O que gostaria de mudar nele:
Quero tentar fazê-lo de novo
AMOSTRA DE TRABALHO
(Comentário do professor)
Nome: Data:
Trabalho:
___ Iniciado pelo professor ____ Iniciado pela criança
Habilidade/conceito:
Referência:
____ Iniciante _____ Em desenvolvimento
____ Domínio ______ Avançado
Obs.
REGISTRO DE CASO
Nome: Data:
Evento:
Situação:
Detalhes:
Comentários:
REGISTRO SISTEMÁTICO
Nome: Data:
Observador: Hora:
Atitude ou comportamento:
Situação:
Detalhes:
Razão para observação:
Comentários:
Documentação através de álbuns
Comentários das crianças (em forma de texto)
Eu critico:
Eu felicito:
Eu proponho:
Opinião dos alunos sobre os trabalhos realizados, leituras feitas e textos produzidos
(opinião em forma de texto)
POLÍTICA DISCUTIDA
Coleta de material para o portfólio:
Desenvolvimento do esquema corporal
Desenvolvimento do Desenho
Desenvolvimento da escrita
Interpretação de textos
Produção de textos
Problemas
OBSERVAÇÕES
Todo o material deve conter:
O nome da criança;
Data em que foi elaborado;
Identificação da fase de referência do trabalho;
Observações da professora sobre o trabalho;
Observações da criança
Bibliografia Consultada:
Manual de Portfólio. SHORES Elizabeth et al. Artmed.Porto Alegre 2001.
A expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa- Pedagogia Freinet. SANTOS, Maria Lúcia. Editora Scipione São Paulo 1993.
1 comentário:
Muito legal e útil esta postagem. Estava justamente precisando desse material para iniciar os portifólios de aprendizagem com meus alunos.
Obg por compartilhar.
BJos
Enviar um comentário