Páscoa




1 - Significado dos ovos de páscoa

O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer, é o símbolo de começo.
Daí sua associação a páscoa: a Ressureição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida, a redenção da própria humanidade e a promessa de um futuro cheio de alegria e felicidade para os que tem fé e esperança.

2 - Coelhinho da páscoa

É ele que traz os ovos de páscoa para as crianças. Em quase todo mundo, essa é a tradição.
Mas por que os coelhos são associados à festa de páscoa?
Eles são animais que se reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Vem daí a identificação com uma vida abundante, um processo de restauração, um ciclo que se renova todos os anos.E é isto exatamente que se relembra na páscoa: a Ressureição de Jesus, que traz consigo um novo tempo de paz e esperança a toda humanidade.



O que podemos trabalhar:

*Lenda;

*Significado de páscoa, os símbolos da páscoa;

*Músicas

*Coelhinho da páscoa que trazes pra mim...
*Coelhinho Bossa Nova...
*Coelhinhos pintadinhos...
*Um dia um coelhinho foi ao campo passear...
*De olhos vermelhos;

* Representar a música através de desenhos;

* Pesquisa com os pais-Qual a importância da páscoa na sua família?

* Histórias
*dramatização da história;

* Adivinhas;

* Cruzadinhas;

* Caça-palavras;

* Descubra o que tem escondido;

* Bingos
* marcas de ovos,
*com a embalagem do próprio ovo.

*Cartazes
*usando embalagens de ovos;
*recortes de revistas de tudo que lembra a páscoa;
*coelho e ovos enfeitados pelas crianças.

*Pesquisas de marcas de ovos
*montagem de um mural sobre o tema;
*ordenar as letras;
*formar novas palavras a partir da marca (acróstico);
*alfabeto móvel para montar as novas palavras.

*Contagem dos ovos da música;

*Representação da quantidade através de desenhos, colagem;

*Numerar a sequencia da história;

*Recorte e colagem na montagem de livrinhos;

*Enfeitar ovos cozidos com guache, cola colorida, papel crepon no álcool;

*Confecção de cartões, máscaras;

*Dobraduras de coelho;

*Coelho, cesta feitos de materiais reciclados;

*Brincadeira,
* Coelho sai da toca;

*Levar na sala de aula um coelho e pedir que observem, passem a mão.
*Levantar algumas questões:
* Como é o corpo dele?
* Quantas patas tem?
* Do que se alimenta? etc.




Adivinhação

Eu sou um bichinho
De grandes orelhas
Mas asas não tenho
Não sou como abelhas.
Eu gosto de alfaces
E nabos tenrinhos,
Meus olhos pequenos
São bem vermelhinhos.
Aos pulos eu ando
E sou peludinho.
Quem sou??




Versinho

A Páscoa vem chegando
vem trazendo fantasias
o coleho chega contente
carregando muita alegria!!





Músicas

Coelhinhos Pintadinhos

Coelhinhos pintadinhos,
que vivem a pular
remexe, remexe
prá lá, prá cá
Seu rabilho curtinho,
sempe a balançar,
remexe o rabinho
prá lá, prá cá!

(bis)Seus olhos bem grandes
sempre a brilhar,
remexe o rabinho,
prá lá, prá cá.



Coelhinho Bossa Nova

Eu sou o Coelhinho Bossa Nova
Vou contar para vocês
Prá cenoura eu não dou bola
Eu só tomo coca-cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa mora!

Chorar por uma cenourinha
Foi no tempo da vovó
Prá cenoura eu não dou bola
Eu só tomo coca-cola
Coelhinho Bossa Nova
É uma brasa mora!




Coelhinhos pintadinhos

Coelhinhos pintadinhos,
Que vivem a pular.
Remexe, remexe,
Para lá e para cá.

Seu rabo curtinho,
Sempre a balançar.
Remexe, rabinho,
Para lá e para cá.

Seus olhos bem grandes
Sempre a brilhar.
Remexe os olhinhos,
Para lá e para cá.



Bem fofinho

Bem fofinho,
Bem gordinho,
É o Dum Dum,
O meu coelhinho.

De tão gordinho,
Já não pode mais pular.
Só remexe o rabinho,
Pra lá e pra cá.



Sem comentários: