- Distribuir vários números entre as crianças, repetir. As crianças só poderão pegar a criança que estiver com o número que o professor falar.
- Colocar vários objetos no centro da roda. Passar um saco surpresa pelas crianças, quando a música parar, quem estiver com o saco irá retirar um número, falar que número é e pegar no centro da roda aquela quantidade de elementos.
- Dado: jogar o dado, a princípio eles irão contar as bolinhas, com o tempo nem irão contar. Depois de jogar deverão pegar aquele tanto de materiais.
- Trabalho com dois conceitos. Jogar o dado com cores e o dado com números. Eles só poderão pegar aquele tanto daquela cor.
- Brincar com cores e formas. Tem que pegar a forma que saiu: ex: círculo e da cor que saiu.
- Brincar com estimativas.
Trazer um saco cheio de bolas de gudes. Quantas bolas vcs acham que tem aqui?
Registrar a idéia de cada um depois contar e ver quem acertou ou chegou mais perto.
- Bingo com números, joga o dado eles marcam o número correspondente.
-Vamos lançar uma pergunta para eles onde encontramos números. Podemos mandar essa pesquisa para casa. No dia seguinte, procurar em nosso corpo números. Comparar nossas roupas, sapatos, etc.
- Medir tudo em sala, usando barbante, pés, mãos, anotar tudo depois usar a fita métrica.
- No quintal, colocar o bambolê no chão com números dentro, a professora fala um número e eles têm que correr para dentro do bambolê que tem o número.
- A professora fala um número e no bambolê tem que ficar aquele tanto de crianças.
- Colocar dentro dos bambolês formas geométricas. A professora mostra a forma e eles têm que correr para dentro das formas
- Vamos fazer estimativa sobre a altura das crianças (anotar na tabela) aquele tanto de crianças.
ATIVIDADES PARA O MATERNAL
Crianças de 4 anos já começa a brincar com jogo de regra, tem algumas atividades de movimento que eles amam fazer!!!
- CAMINHO COM OBSTÁCULO (linha desenhada no chão pra eles andarem por cima, uma mesa pra passarem por baixo e dois bambole pra pularem dentro, aí vc pões todo mundo sentadinho e vai chamando um por um, isso é bom até como forma de vc avaliar a lateralidade dos seus alunos e trabalhar o respeito pela vez do amigo)
- BRINCADEIRA COM BEXIGA (vai falando que tipo de movimento eles tem que fazer: colocar a bexiga na cabeça, na barriga,no joelho, depois jogar para cima com o nariz, depois com uma mão, depois com o pé... vai inventando.. depois dos movimentos amarra a bxiga num barbante e deixa eles brincarem livremente)
- SERPENTE (canta a música: Essa é a história da serpente/ que desceu do morro/ para procurar um pedacinho do seu rabo/ ei!!! vc também (e aponta pra um aluno)/ é um pedaço do meu rabãão ão ão ão.
Este aluno q vc apontou deverá passar por debaixo da sua perna e ir formando uma fila, aí canta de novo e continua a brincadeira, vai formar ma fila bem grande. Eles amam passar por de baixo da perna dos amigos.)
4 comentários:
Adorei suas atividades matemáticas, obrigada por dividir sua experiência.
Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar suas idéias e experiências. Muito grata!
Parabéns por sua idéias! Finalmente encontrei idéias que me ajudarão no estágio...estava pra desistir, muito grata.
Aii.. muito legal seu blog. Parabéns!
Adorei as dicas, vou fazer com minha turminha..
Fica com Deus!
Beijos Caroline
Enviar um comentário