Mais atividades sobre gripe suína





Projeto gripe A (h1n1) como prevenir?

Problematização

Há alguns meses parecia tudo tão distante... agora estamos vivendo as cenas transmitidas pela mídia, a qual noticia a cada minuto que o vírus da Gripe A (H1N1) circula livremente pelo país, e que como medida de precaução devemos evitar aglomerações. Tudo ainda nos parece assustador... ninguém sabe a real dimensão do problema. Apesar das aulas estarem suspensas, logo retornarão e devemos trabalhar com os alunos sobre a Gripe, não apenas a tipo A, sendo assim, quais as atitudes que devemos ter para ficar longe dessa doença tão comum no inverno e que esta trazendo tantas preocupações?

Objetivo geral

Entender como as atitudes individuais afetam a saúde coletiva, incentivando medidas de higiene e etiqueta respiratória.

Desenvolvimento

Sugestões de Atividades:

1) Leitura de imagens:

- Recortar de jornais e revistas imagens das reportagens sobre a Gripe A. Cada aluno vai escrever uma frase (escrita espontânea) e apresentar para a turma o que sua imagem representa. Durante a apresentação das frases e imagens, fazer intervenções fornecendo informações e esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos.

2) O que é gripe?

- Conversar com as crianças, ouvindo suas hipóteses sobre:

- O que é gripe?

- Gripe é a mesma coisa que resfriado?

- Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?

- Quais os sintomas da gripe?

3) Vídeo: De onde vem o espirro?

Assistir ao episódio do programa “De onde vem o espirro?” da TV Escola.






- Após entender um pouco melhor o que é um espirro com a história da Kika, apresentar a animação que mostra o que acontece depois que espirramos.




- A partir dos dois vídeos, conversar com as crianças sobre:

- O QUE PODEMOS FAZER PARA EVITAR QUE A GRIPE SE ESPALHE?

4) Campanha contra a gripe:

- Organizar uma campanha para evitar a gripe (não apenas a do tipo A).

- Criar um SLOGAN com o objetivo de PREVENIR.

- Listar com as crianças o que podemos fazer para evitá-la. Algumas sugestões:


1) Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.

2) Utilizar lenços descartáveis e jogá-los no lixo.

3) Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz .

4) Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.

5) Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.

6) Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

- Com o SLOGAN e a listagem prontos, construir um folder ou panfleto para divulgar a campanha. Essa atividade pode ser feita a mão ou no Laboratório de Informática. O material pronto deve ser divulgado, especialmente, em casa entre os familiares e, se possível, entre a comunidade escolar.

5) Outras atividades:


Considerando que essas atividades foram pensadas para crianças pequenas em fase de alfabetização, encontrei alguns vídeos no YouTube que podem ajudar a ampliar o debate e explorar outros aspectos da doença.

O Grande Espirro

A história mostra as desventuras de um elefante gripado que acaba contaminando seus amigos. Ótimo para as crianças perceberem como pode se dar a transmissão da gripe e a importância de evitar aglomerações humanas em locais fechados.


A partir do desenho é possível elaborar questões de interpretação fazendo interferências sobre as situações apresentadas; registrar a história através de texto coletivo; formar frases explorando a escrita espontânea; além de debater sobre as formas de transmissão da gripe.


5) Sugestões:


Há muito material online, porém pouco que possa ser utilizado com os pequenos. Mas toda informação é bem vinda para a formação dos professores. Por isso, mantenha-se conectado:


>>
Educarede: Gripe suína no ambiente escolar

>> Ministério da Saúde: notícias atualizadas

>> Portal do Professor: planos de aula

>> Revista Nova Escola: planos de aula



FONTE: http://bloguinfo.blogspot.com/








1 comentário:

Sindy disse...

Olá Silvana
Gostaria de retificar seu post pois a autoria do projeto que você citou é minha, pode conferir no meu blog a postagem original: http://bloguinfo.blogspot.com/
E se tiver dúvida, pode conferir nos sites http://www.quemmeama.co.cc e http://copyscape.com/ que indicam que a origem do projeto. A 'tia Ju' que copiou o projeto do meu blog já corrigiu a postagem e incluiu a origem do post.
Agradeço desde já sua compreensão!
E quero dizer que fico feliz em ver minhas ideias circulando pela internet, mas acho importante preservarmos a autoria das mesmas. Como vc já tem o hábito de citar as fontes (isso é muito bom), acredito que não haverá maiores problemas.
Mais uma vez, obrigada!
Abraços
Sintian