Você tem problema de insônia?

Achei algumas matérias sobre o assunto e vou dividir com vocês.


Insônia causada pela menopausa

Uma das características que mais marca a menopausa são os chamados calorões. São momentos de suor e calor exagerado que duram, em média, três minutos. No entanto, este é apenas um dos sintomas que indicam o fim da fertilidade feminina. Distúrbios no sono também são comuns.

A qualidade do sono das mulheres é afetada na menopausa porque há uma diminuição na produção de estrogênio (hormônio que promove o desenvolvimento dos seios femininos e útero, controla o ciclo de ovulação e afeta muitos aspectos da saúde física e emocional da mulher), o que pode provocar insônia e ronco, seguidos de depressão e ansiedade.

Insônia é o nome dado à dificuldade para iniciar ou manter o sono. Isso faz com que as pessoas que sofrem com tal perturbação na hora de dormir, se sintam frequentemente cansadas, irritadas ou ansiosas. Outras conseqüências da insônia são falta de concentração, diminuição da capacidade de memória, mal-estar e sonolência durante o dia.

O diagnóstico é feito a partir da constatação da falta de sono durante a noite e dos demais sintomas. Porém, alguns pacientes relatam que ficam bem dispostos mesmo sem conseguir ter uma boa noite de sono. Estes são chamados de insones paradoxais .

Por apresentar diversos tipos de sintomas, o tratamento para insônia varia bastante. É importante descobrir as causas da dificuldade para dormir. Isso geralmente é feito por meio dos relatos dos pacientes ou pela polissonografia (método utilizado para avaliar a qualidade e quantidade do sono, através de exames feitos em laboratório enquanto a pessoa dorme).

Apesar de o tratamento mais comum ser o uso de hipnóticos (remédios com efeito de sedação rápida e de curto prazo), esta não é a melhor solução. Cada caso exige um tipo de tratamento.

No caso da insônia causada pela menopausa, as opções para tratamento são a terapia de reposição hormonal ou tratamentos alternativos, como aumentar a ingestão de alimentos a base de soja. Estes alimentos contêm isoflavona, um hormônio vegetal que se compara ao estrogênio. As duas opções diminuem os sintomas da menopausa, mas devem ser recomendadas por um médico.

Se você identificou seus sintomas com alguns dos citados acima, o melhor remédio é procurar um médico. Só ele poderá indicar o tratamento mais adequado para você ter uma boa noite de sono e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.









 

Má alimentação está por trás dos altos índices de insônia entre os brasileiros. A dieta inadequada explica por que muita gente deixa de dormir o quanto deveria.


A insônia é mal freqüente na realidade dos brasileiros: levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e opinião Pública Market Analysi identifica que 40% das pessoas dormem menos do que o necessário por noite e, delas, 58% revelaram sofrer com crises de insônia uma vez por semana, no mínimo.

Entre os mais afetados pelo problema estão os micro e pequenos empresários e colaboradores do setor privado que, na maioria dos casos, apresentam insônia aguda. Nesse grupo, o índice de pessoas que se enquadram no parâmetro de insônia varia de 30% a 50%.

A nutricionista e sócio-administrativa da Consultoria de alimentação Dhamma, Thais Morares, explica que a qualidade do sono causa um impacto enorme em nossa vida cotidiana, pois problemas para dormir podem afetar o trabalho, a concentração e a habilidade de interação com as outras pessoas. Durante o sono o organismo e a mente se regeneram, permitindo que você se sinta revigorado e alerta na manhã seguinte.

As necessidades do sono variam de pessoa para outra; sendo a média de 7 a 9 horas por noite. Você sabe se está ou não dormindo o número de horas adequadas quando se sente bem no dia seguinte a deficiência ou excesso de sono levam a pessoa a sentir-se cansada e irritadiça.

A nutricionista afirma que um dos grandes causadores de insônia está na má alimentação. Algumas substâncias químicas naturais do corpo aumentam o sono, mas a alimentação afeta diretamente a qualidade do sono . Confira algumas dicas:

1. Comer muito pode atrapalhar o sono. O excesso de comida pode causar desconforto digestivo e dificultar o processo de adormecimento.

2. O álcool é uma faca de dois gumes. Pequenas quantidades de álcool podem ajudar a produzir o sono. No entanto, à medida que o álcool vai sendo metabolizado pelo organismo, o sono pode se tornar fragmentado.

3. A cafeína pode prejudicar o sono, embora isso não se aplique a todas as pessoas. Se você for sensível a esta substância evite-a nos períodos da tarde e principalmente da noite.

4. Esqueça a gordura. Se você consumir refeições ricas em gordura à noite ou ingerir alimentos que causem indigestão.




Banana ajuda a combater a insônia

Substância presente na fruta acalma e regula a atividade cerebral noturna 

 

Pesquisadores da Universidade das Filipinas comprovaram que comer banana ajuda a combater insônia. Foram testadas 20 pessoas que sofriam de  insônia. Todos os voluntários ingeriram duas ou três bananas por dia, durante seis meses, e não mudaram em nada seus hábitos diários. Após esse período de teste, constatou-se que 15 dos 20 pacientes conseguiram dormir sem grandes dificuldades e mantiveram sono tranquilo e normal após a pesquisa.

A explicação para essa alteração positiva do sono destes pacientes ocorre por que a fruta é rica em triptofano, um antidepressivo natural, que regula os níveis de serotonina no cérebro e melhora o humor das pessoas. Quando ingerido à noite, a substância o acalma e diminui a atividade cerebral intensa, fazendo com que a pessoa consiga se "desligar?"com mais facilidade. Os pesquisadores filipinos observaram ainda outras virtudes da banana para a saúde, como os altos níveis de vitamina A, C, K e B6.





1 comentário:

Vanessa... disse...

adoro seu blog!!!