Classificados na alfabetização

Nas minhas andanças pela net encontro tantas maravilhas e não resisto, sempre gosto de trazê-las para compartilhar com vocês.

Plano de aula para trabalhar com classificados.

Procura-se um palhaço amoroso com memória de elefante.

 

Conteúdos: unidade estrutural; alfabeto como conjunto de símbolos próprios da escrita; demais sinais gráficos além das letras; espaçamento entre palavras; relação oralidade/ escrita; apreensão de ideias do texto; ritmo, fluência e entonação; direção da escrita; ampliação vocabular;

Objetivos: Expressar sentimentos, opiniões e experiências pessoais em diversas situações comunicativas.
Recontar fatos e histórias do cotidiano organizando suas idéias e seguindo uma seqüência lógica, ainda que com a mediação do professor.
Utilizar argumentos coerentes em suas exposições orais em sala de aula.
Ler textos (verbais e não-verbais) em diversos gêneros textuais, atribuindo-lhes significação, reconhecendo a intencionalidade e o processo de interlocução.
Ler textos (verbais e não-verbais) de variados gêneros em voz alta, demonstrando capacidade de transposição fonografológica (relação fonema/grafema).
Utilizar sistema gráfico da língua de forma adequada, reconhecendo sua organização alfabético-silábica e as possíveis relações fonema/grafema.

1. Apresentar, escrita em cartaz, o classificado abaixo.

2. Antes da leitura, chamar a atenção para o layout – a forma – do texto e discutir a que tipologia poderia pertencer.
A – Será que é uma história? Por quê?
B – Pode ser uma receita? Onde estão os ingredientes?
C – Que texto estudamos aqui na sala que tem a mesma forma?
D- Poderia ser uma música? Poema? Parlenda?


3. Ler o texto. Com a ajuda da turma caracterizar a tipologia textual. Informar sobre a utilidade dos classificados e mostrar a sua localização em um jornal. Ler alguns exemplos. Informar que a letra utilizada em jornais e a script.

5. Proceder à leitura apontada.


6. Depois de ler várias vezes a adivinha, proponha, com o auxílio da varinha, a leitura pela turma, por grupos de alunos e até por algum aluno que deseje imitar o gesto adulto da leitura apontada. Encaminhar a discussão de que o classificado é uma brincadeira e não foi retirado de nenhum jornal.


7. Questionar o significado da frase “que tenha memória de elefante”.


8. Encaminhar a conclusão de que o elefante nunca esquece.


9. Solicitar que circulem no texto a forma de contatar o anunciante e o nome deste.


10. Sugerir que os alunos pintem os espaços entre as palavras. E respondam:

A - Quantas palavras existem?
B - Quantos espaços existem?
C- Pintar de vermelho as menores palavras.
D - Quantas letras ela tem? Que letra se repete?
E - E a maior palavra, qual é? Quais letras se repetem?


11 - Encaminhar o estudo da expressão “palhaço amoroso”, significa que ele tem “amor”. E uma pessoa carinhoso? Que tem carinho...


12 – Auxiliar a localização da palavra PALHAÇO e ELEFANTE.


13 – Solicitar, agora, a ilustração das duas palavras.


14 – Chamar a atenção do cedilha contida na palavra PALHAÇO e MEMÓRIA. Proceder à pesquisa de palavras já trabalhadas que tenham o mesmo sinal.


15 – Solicitar que escrevam a palavra PALHAÇO e MEMÓRIA em tarjeta de papel e encontrem novas palavras dentro destas.


16 – Com o alfabeto móvel separar em sílabas, AMOROSO e TENHA e formar novas palavras com as sílabas.


17 – Sugerir que procurem em casa classificados e tragam para a sala de aula para posterior leitura e discussão.


18 - Distribuir folhas de sulfite e em grupos, com auxílio, solicitar que produzam uma classificado.
 
A professora planejou essa aula porque seus alunos iam assistir a peça teatral Memórias de um Palhaço Amoroso". Postei como ideia.







 

Sem comentários: