Consumo de frutas e cereais supre a necessidade de fibras no organismo

Médicos e nutricionistas recomendam que 
cada pessoa consuma pelo menos 
20 gramas de fibras todos os dias.

 

A primeira regra é tomar um café da manhã reforçado e saudável antes do trabalho.
O segredo está no que vai para a mesa: alimentos ricos em fibras.
A secretária Raquel Segalla aprendeu isso. “Você começa a comer menos e mais vezes durante o dia. O intestino melhorou, a disposição melhorou”, ela conta.

As fibras ajudam a diminuir o colesterol e a controlar o nível de açúcar no sangue, o que é bom para prevenir infartos e diabetes.

O maior beneficiado é mesmo o intestino. “O nosso intestino produz 90% da serotonina do nosso corpo. A serotonina é conhecida como o ‘hormônio da felicidade’, é responsável pela sensação de bem estar e prazer. Por isso, é importante manter a flora intestinal em equilíbrio”, explica a nutricionista Renata Rothbarth.

Entre os alimentos mais ricos em fibras estão a pêra, a goiaba, a laranja com bagaço, o espinafre, a vagem e a couve-flor.

O pão integral é o carro-chefe de uma padaria em Curitiba, e leva na receita soja, linhaça, girassol, gergelim e aveia.

De acordo com os especialistas, um adulto deve consumir entre 20 e 35 gramas de fibras por dia. Parece muito, mas não é: se você comer uma laranja, uma cenoura, uma maçã, um tomate e uma porção de aveia durante o dia, já é suficiente para atingir essa quantidade ideal.

Veja algumas dicas para aumentar o consumo de fibras:

- Acrescente alimentos saudáveis na sua alimentação habitual. Cereais combinam muito bem com iogurtes e saladas de frutas; a linhaça pode ser batida com sucos.
- Diminua o consumo de refinados, como a farinha branca

- Troque o arroz branco, pelo integral

- Prefira a salada crua, que tem alto teor de fibras.

- Não esqueça de ingerir líquidos durante o dia, para que as fibras não façam o efeito contrário e prendam o intestino.

O colesterol nas alturas obrigou o empresário Celso Ferraz a colocar mais frutas e verduras no prato. Ele acabou trocando a churrascaria pelo restaurante vegetariano. “No começo a gente estranha o sabor, mas depois se habitua”, ele garante.


 
 
 


Sem comentários: