Trabalhando as vogais com crianças de 3 e 4 anos



As vogais é o começo do processo de descoberta tanto da escrita como da leitura, e tudo depende de como vamos trabalhar isto. Primeiramente trabalho a vogal A, trabalho uma de cada vez, pois eles precisam fixar bem. Então começo o dia falando sobre as vogais, então mostro elas no uniforme deles, no nome dos amiginhos e então saio da sala com toda a turma recolhendo objetos pela escola. Então na sala eu escrevo no quadro a letra A bem grande e juntos vamos procurar no nome dos objetos que recolhemos. E procuro sempre desafiá-los pedindo que eles circulem no quadro a vogal A. E só depois eu vou para o caderno, no caderno de desenho eles vão colar bolinhas de papel em cima de vogal, irão pintar desenho onde aparece a vogal ( abelha ), depois eles irão cobrir pontilhado da vogal e só depois eles irão escreve-la sozinhos. É cansativo e trabalhoso ( para nós professores ) mas no final é recompesado quando eles identificam a vogal sozinhos. Depois do passeio, da leitura do livro etc...
Problematize com as crianças as observações feitas e registre no quadro, cartazes e outros o conhecimento construido pelas crianças, ou seja, as idéias do coletivo. A partir do que foi registrado, problematize as letras, os sons, as sílabas, palavras, espaços entre as palavras, etc. Desta forma estaremos indo além das vogais.
Problematize também as palavras contextualizadas e após dialogar no quadro peça as crianças que identifiquem as letras montando as palavras utilizando o alfabeto móvel e esta atividade é muito legal quando é feita em grupo, pois as crianças aprendem umas com as outras e discutem suas hipóteses. Brinque com o boliche colondo nas garrafas as letras das palavras contextualizadas.
Solicite as crianças construirem as letras utilizando massinha, incentive as crianças a registrarem as palavras significativas, dialogando letras por letras e muitas outras atividades.
Faça um passeio - estude com as crianças a horta do bairro, padaria, mercadinho, etc. Discuta receitas, livros de literatura, conceitos do dicionário aurélio, outros tipos de textos que possam trazer informações sobre alimentação. Coloque em prática algumas receitas. Peça que as crianças registrem através de desenhos (hipóteses no contexto atual das crianças) o que observaram e compreenderam. Partindo de um texto converse sobre as palavras. Converse também sobre a escrita das palavras das verduras plantadas na horta, observando as letras e etc.
A criança nesta faixa etária esta preocupada em compreender o mundo que a cerca. Devemos possibilitar a elas conhecerem o mundo da leitura e escrita de forma prazerosa.

O PROJETO

Inicialmente monta-se o jogo de boliche em garrafas pet e em cada uma colamos as vogais [confeccionada em EVA] cada garrafa são enfeitadas por dentro com cores diferentes. Use pra jogar várias vezes com eles e fazer uma atividade de registro onde colocava-se o nome do vencedor do jogo de boliche e pinta-se as vogais do nome dele.

Monte um painel no papel pardo que pode ser as vogais divididas em colunas e peça para as crianças procurarem em revistas imagens que comecem com as vogais estudadas, para serem coladas no painel junto da vogal correspondente.

Faça um trabalho de punsão com cada vogal.
Faça as vogais em tamanho 72 na letra arial no computador e peça as crianças que furem o no sentido em que se escreve a letra com a ponta do lápis bem afiada.

Além disso pode usar as músicas do Patati e Patata que trabalha vogais e uma outra que é sugerida aqui.
Também pode montar um painel com desenhos que começem com as vogais.
Ex: A rara e o desenho da arara. Esse painel é lido todos os dias no inicio da aula.

Selecione palavras pequenas que contenham vogais, coloque em cada criança chachás bem grandes com as letras de cada palavra. A idéia é a seguinte. A professora diz a palavra e pede para que as crianças identifiquem as vogais de cada palavra.
É preciso também trabalhar o som.
EX: A BELHA, começa com ? E lefante comeca com?
Através do nome delas as crianças também aprendem as letras e vogais.
Pode se escrever as vogais em caixa alta em uma folha de sulfite uma para cada criança e pedir para elas perfurarem as letrinhas (material utilizado agulha sem ponta, ou palito de churrasco, espuma ou isopor) Fazer as letras também e pedir para que eles passem o dedo com cola colorida em cima das letrinhas ou circule a vogal A do seu nome e dos seus colegas.
Brincar de pescaria das vogais
Pode se confeccionar uma caixa surpresa com vários objetos que iniciem com as vogais e realizar a brincadeira do limão entrou na roda e explorar cada objeto com as crianças, como por exemplo imitação de gestos e sons e após solicitar o registro através de desenho ou confecção de um painel coletivo.

Poema ou Música

No meio do mar tem A
No meio do ceu tem E
No meio do rio tem I
No meio do sol tem O
No meio da lua tem U
E no meu coração
Tem amor pra chuchu

SUGESTÕES DE MÚSICAS

Música:
rítmo: minha machadinha
A,A,A faz a abelinha
A,A,A faz a abelinha
produzindo mel na sua colmeinha
produzindo mel na sua colmeinha
E,E,E faz o elefante
E,E,E faz o elefante
dançando e pulando com seu pé gigante
dançando e pulando com seu pé gigante
I,I,I faz o indiozinho
I,I,I faz o indiozinho
pescando e nadando no seu riozinho
pescando e nadando no seu riozinho
O,O,O faz o óculos da vovó
O,O,O faz o óculos da vovó
todo quebradinho numa perninha só
todo quebradinho numa perninha só
U,U,U faz o ursinho
U,U,U faz o ursinho
brincando na floresta com seus irmãozinhos
brincando na floresta com seus irmãozinhos

OU...

A,A,A minha abelhinha
A,A,A minha abelhinha
Toda cansadinha com uma asa só
Toda cansadinha com uma asa só
E,E,E minha escovinha
E,E,E minha escovinha
Venha escovar a minha boquinha
Venha escovar a minha boquinha
I,I,I o índio se escondeu
I,I,I o índio se escondeu
Quando viu a amiga ele apareceu
Quando viu a amiga ele apareceu
O,O,O o óculos da vovó
O,O,O o óculos da vovó
Todo quebradinho de uma perna só
Todo quebradinho de uma perna só
U,U,U o urso se escondeu
U,U,U o urso se escondeu
Quando viu o amigo ele apareceu
Quando viu o amigo ele apareceu





Gifs de anjos

6 comentários:

Anónimo disse...

oi!!!!! sil, amei as suas ativ. me ajudaram muito,pois estou montando minha pasta de estágio de observação e regência e suas atividades muito criativas me serviram como uma luva,bjos até qualquer dia; que DEUS te abençoe.tchau!!!!!!!

sandra disse...

Adore seu blog e vai me ajudar bastante neste inicio de carreira ,muitas luz pra vc e obrigada.

maria luiza disse...

AMEI!... VOU TRABALHAR COM A MINHA TURMINHA DE 4 ANOS; SOU PROFESSORA NOVATA PROCURANDO POR IDÉIAS DESSE NÍVEL, PARABÉNS!

Denise Tôrres disse...

Nossa muito obrigado! vou trabalhar assim com meus pequenos!

Biazinha19 disse...

Nossa Sil, não sabia por onde começar. Iniciei com uma turminha de 3 e 4 anos nao sabia por onde começar, vc me deu uma luz c seu blog muito obrigada mesmo!!!

Anónimo disse...

Ameiii o seu blog!
Meu menino entrara na escolinha ano que vem, com 3 a ninhos e eu já queria começar a ensina-lo em casa.com as vogais e VC me ajudou muito! Agora sei como e por onde começar. Em 2004 me formei em magistério mas nunca cheguei a trabalhar na área.
Sabe me dizer quanto tempo leva para as criança a aprenderem a letra A?
E como ensinar números?